Ads 468x60px

.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Agra ignora postulação de Cartaxo na disputa pela PMJP e revela crer no apoio do PT em 2012

 Agra ignora postulação de Cartaxo na disputa pela PMJP e revela crer no apoio do PT em 2012Apesar das divergências internas que o Partido dos Trabalhadores ainda enfrenta no Estado, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB), disse acreditar que a legenda apoairá a pré-candidatura à reeleição nas eleições do próximo ano. O PT está dividido entre aqueles que defendem a manutenção da aliança com o PSB em âmbito municipal, e aqueles que apóiam o lançamento de candidatura própria.

Conforme afirmou o prefeito, a aliança entre os dois partidos deverá ser mantida tendo em vista que a maioria dos membros que compõe a direção municipal do PT apóia que os dois partidos caminhem unidos nas eleições de 2012. Além disso, Luciano Agra lembrou ainda que o Partido dos Trabalhadores possui filiados na direção de três secretarias na Prefeitura Municipal de João Pessoa.

“O que nós temos de concreto é que o diretório municipal apóia em maioria a aliança, temos três secretários petistas no nosso governo, além de que temos ainda muitas teses programáticas em comum. Então, eu acho que essa caminhada junto com o PSB vai ser algo natural, até porque isso já é recomendado a nível nacional, pois somos da base de apoio da presidente Dilma, e nós temos tido do governo federal um apoio muito grande e por isso eu sou muito otimista quanto a essa aproximação do PT com o PSB”, disse Agra.

Luciano Agra afirmou também que discussão em torno da presença do PT no Conselho Político do PSB representa apenas um “detalhe” dentro da conjuntura política que coloca os dois partidos lado a lado. “O detalhe de ter autorizado ou não a participação do PT no Conselho, é algo menor dentro de toda essa conjuntura política que as duas legendas vivem”, disse.

A direção estadual do Partido dos Trabalhadores, que faz oposição aos governos socialistas, tanto em âmbito municipal quanto estadual, está tentando impedir junto à Direção Nacional a presença do partido no Conselho.

Barbosa: resolução garante permanência

Entretanto, a direção municipal do PT realizou no último sábado um encontro entre os filiados da executiva, e aprovou uma Resolução referendando o posicionamento do diretório na defesa da manutenção da aliança com o Governo municipal e a permanência da legenda no Conselho Político. O presidente do diretório de João Pessoa, Antônio Barbosa, lembrou que cabe a executiva municipal decidir sobre as questões que envolvem as eleições municipais. “O diretório tem autônomia e é soberano para tomar suas decisões”, frisou.

Apesar de destacar o poder que a direção tem nas decisões acerca das eleições de 2012, o presidente reconhece que o diretório ainda não possuiu uma maioria muito significativa que justificasse uma decisão fechada sobre o assunto. Dos 37 membros da executiva no município apenas 21 defendem a manutenção da aliança. Por esse motivo, ele afirmou as definições sobre as eleições municipais será tomada juntamente com os mais de quatro mil filiados do PT no Estado.

“Nós do diretório de João Pessoa temos autonomia a respeito do pleito eleitoral de 2012, mas caso a maioria decida pelo lançamento de candidato próprio, ou seja, em lançar Cartaxo para a disputa, nós vamos seguir, porém, nós continuamos defendendo nosso posicionamento por acreditamos que é a melhor decisão.

E para isso nós vamos usar do convencimento”, declarou Antônio Barbosa. Para tanto, a Resolução lançada tem como finalidade reiterar essa postura. Antônio frisou inclusive que aquela Resolução destaca a permanência do partido no Conselho Político do PSB como forma de fortalecer os laços com a gestão, a qual o PT faz parte. “Nós vamos continuar no Conselho Político por entendemos a sua importância, e caso o partido se retire nós também deveremos sair da administração municipal”, disse.

O dirigente afirmou que a presença do partido no Conselho é importante não apenas como forma de reivindicar a participação do PT na chapa majoritária de Luciano Agra, mas, sobretudo, como forma de travar um debate de mérito sobre a gestão, para que os partidos que compõem assento no Conselho possam se apropriar dos trabalhos que vem sendo realizados pela Prefeitura e também tomem conhecimento sobre as dificuldades.

PB fortalece a nacional

O prefeito da Capital, Luciano Agra, afirmou que a ampliação da presença do PSB estadual na direção nacional do partido, vai servir para o fortalecimento da legenda. Agra destacou que foi um dos convidados a compor assento na nacional e que isso representou um grande orgulho para ele. A nomeação de novos representantes estaduais na direção nocional do partido aconteceu no 12º Congresso Nacional do Partido Socialista Brasileiro, realizado no último final de semana, em Brasília.

“Fui convidado a participar do diretório nacional com muito orgulho porque ali tem figuras de peso no plano nacional, por isso foi uma surpresa muito boa pra mim. Pegar uma diretoria de uma agremiação que está crescendo, com alternativas concretas para a presidência da República, pois tem um projeto político com governadores muito bem avaliados no Brasil, é um grande orgulho”, disse.

Agra ressaltou que o crescimento do partido se dá em decorrência do novo momento vivido pela política mundial, em que o próprio sistema capitalista está sendo levado a rever seu funcionamento. “O PSB está com uma bancada federal em ascensão e tem uma coisa que me cativou muito, que é a qualidade dos nossos parlamentares defendendo ideais que muitos acreditam que estão sepultados”.

Além de Luciano Agra, o governador Ricardo Coutinho e outros sete filiados da legenda foram escolhidos para compor o Diretório Nacional e a Executiva.




Editorial/ Blog
Via: PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário