Ads 468x60px

.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Porto de Cabedelo terá plano de ação para retomar e agilizar dragagem

 Na manhã desta sexta-feira (13), em reunião na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviáriose Aéreo na Pesca e nos Portos, em Cabedelo, o Comitê em Defesa do Porto de Cabedelo decidiu elaborar um plano de ação para defender o desenvolvimento do local. O plano conterá propostas apresentadas pela comunidade portuária e buscará o apoio de parlamentares nas três esferas do Legislativo, numa ação que vai culminar com um manifesto, em data inda a ser determinada.
O diretor-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, destacou que o governador Ricardo Coutinho tem sido incansável no objetivo de tornar o porto competitivo. Segundo ele, no ano passado, Ricardo esteve pessoalmente com a presidente Dilma Rousseff, reivindicando a conclusão dos trabalhos de dragagem para que o calado do porto passe de 9,14 metros para 12,6 metros de profundidade, o que dará condições de atracamento de embarcações com até 60 toneladas de mercadorias. “Em 2011, o porto teve um incremento de 30%, com movimentação de um milhão e 700 mil toneladas”, ressaltou.
Jácome salientou ainda que a comunidade portuária está pleiteando a finalização da dragagem do porto o mais rápido possível. “Os trabalhos da dragagem foram paralisados em agosto do ano passado, pois é necessária uma draga capaz de retirar as pedras que existem em parte dos 9% restantes do calado. Mas já foram executados 91% das obras contratadas”, disse.
Na próxima segunda-feira (16), haverá uma reunião de representantes do Comitê em Defesa do Porto com o presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Ricardo Marcelo, que vai reunir toda a bancada estadual e encaminhar a pauta à bancada federal da Paraíba.
Causa suprapartidária – O presidente do Comitê em Defesa do Porto, Márcio Madruga, revela que o partido do comitê é o porto de Cabedelo. “Todos estão unidos em torno do desenvolvimento desse importante equipamento de infraestrutura”, afirmou. Na reunião, constatou-se que a retomada das obras de dragagem depende apenas de uma decisão do Governo Federal. “E a Paraíba continuará lutando por isto”, disse.
O encontro, sugerido por Jácome, teve ainda a participação do futuro capitão dos Portos da Paraíba, Victor Jeronimo Buarque de Paula; do presidente do Sindicato dos Operadores Portuários da Paraíba (Sindop-PB), Manoel Francisco de Brito; do delegado regional Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreo na Pesca e nos Portos, Rosivando Neves Viana; do presidente do Comitê em Defesa do Porto, Márcio Madruga; e de representantes de outras entidades e parlamentares, todos com o objetivo de encontrar soluções para incrementar o desenvolvimento do porto.


Editorial/ Blog
Via: Governo da Paraiba

0 comentários:

Postar um comentário