Ads 468x60px

.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Campina Grande implanta Serviço de Inspeção Municipal que vai controlar qualidade das carnes e derivados


Campina Grande implanta Serviço de Inspeção Municipal que vai controlar qualidade das carnes e derivadosCampina Grande agora tem Serviço de Inspeção Municipal que vai controlar qualidade das carnes

Uma solenidade que aconteceu nesta sexta-feira, 13, na avenida Vereador Argemiro de Figueiredo Filho, bairro do Itararé, com as presenças do prefeito Veneziano Vital do Rêgo e da secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros e do Senador Vital Filho, marcou o início das atividades do SIM (Serviço de Inspeção Municipal). A partir da implantação do selo do SIM, toda a carne e derivados comercializados na cidade serão avaliados e certificados, em mais um avanço e uma conquista para a saúde da população, que terá a garantia da qualidade e procedência do produto consumido. Os produtos certificados terão como destino final os frigoríficos, mercados, mercearias e feiras livres, que serão fiscalizados pelos inspetores e fiscais sanitários da GEVISA (Gerência de Vigilância Sanitária) da Prefeitura de Campina Grande.

Presenças ainda do vereador Rodolfo Rodrigues, além de representantes de matadouros da cidade, que aplaudem a iniciativa da Prefeitura.

O SIM foi instituído pelo decreto municipal nº. 3.301 de 13 de novembro de 2007 e sancionado pelo prefeito Veneziano Vital do Rêgo, sendo vinculado à Secretaria de Agricultura do município. O selo tem como objetivo controlar a qualidade dos produtos de origem animal, dos animais destinados ao corte, seus produtos, subprodutos e matérias primas como carnes, queijo, ovos, mel e leite, monitorando e inspecionando a sanidade dos animais para o abate, o local e a higiene do processamento dos produtos a serem comercializados. O SIM será realizado em estabelecimentos que recebem, manipulam, industrializam carne e derivados, incluindo o matadouro Vera Cruz, habilitado pela Prefeitura Municipal de Campina Grande, em uma parceria público-privada.

A inspeção e certificação dos produtos através do SIM serão realizadas pelos agentes agropecuários, com o objetivo de preservar a inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos de origem animal, a saúde e os interesses do consumidor.

Os fiscais agropecuários verificam se os procedimentos estão sendo executados corretamente durante o processo de produção e se forem detectadas faltas graves, como fraudes ou risco sanitário, a empresa é autuada e o produto, apreendido ou destruído. Em alguns casos, há interdição da linha de produção ou, até mesmo, do estabelecimento. As carnes e derivados só poderão ser comercializados, com o selo de inspeção, seja ele federal (SIF), estadual (SIE) ou municipal (SIM).

O selo do SIM é um carimbo que informa a data da fabricação e da validade dos produtos e, quando aplicado nas carnes, não produz nenhum prejuízo ao consumidor, pois a tinta utilizada é comestível e não é tóxica.

Do ponto de vista econômico, com o SIM, os alimentos de origem animal e seus produtos derivados terão acesso a mercados mais rigorosos e seletivos, o que significa dizer que carnes, leite, queijos, ovos, mel e outros produtos, quando inspecionados e certificados através do SIM, poderão ser comercializados em todos os estabelecimentos do município, incluindo as grandes redes de supermercados, onde hoje estes produtos não são aceitos.

Nos últimos anos, a GEVISA interditou mais de 50 locais clandestinos de abate de animais e de acordo com o gerente da Vigilância Sanitária, Alberto Jorge Molina, embora muitos deles tenham sido fechados, os proprietários acabam driblando a fiscalização e reabrindo em outros locais.

Os efeitos das atividades do SIM terão uma repercussão imediata na saúde pública e bem estar da população local que, ao possibilitar o acesso a alimentos inspecionados e certificados, vai garantir produtos sadios, eliminando a transmissão de doenças vinculadas aos produtos de origem animal contaminados, como, brucelose, botulismo, listeriose, intoxicação alimentar, e contaminação por verminoses como a teníase e cisticercose.

A Vigilância Sanitária esclarece que a participação da população é fundamental, tanto denunciando a existência de abatedouros clandestinos, quanto não adquirindo produtos de origem duvidosa, ou seja, sem o selo do SIM. Denuncie ao órgão as matanças clandestinas e os locais que estão vendendo a carne sem o selo, através dos telefones da Vigilância Sanitária (3310-6178), Secretaria de Agricultura (3322-2173) ou Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde: 0800 083 5100.


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário