Ads 468x60px

.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Situação de infraestrutura das escolas será avaliada em todo o Estado

Cerca de 700 profissionais da rede estadual e das redes municipais estão sendo capacitados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/ME) sobre o Levantamento da Situação Escolar (LSE).

A capacitação, que iniciou no dia 28 de março, está sendo realizada até este sábado (9), no auditório Sérgio Bernardes do Hotel Tambaú, em João Pessoa.

O evento capacita técnicos pedagógicos das 12 Gerências Regionais de Educação (GRE), técnicos em infraestrutura ou arquitetos e técnicos em informática das redes municipais dos 223 municípios do Estado.

A coordenadora Nacional do FNDE, Olga Bento, explicou que o treinamento objetiva fazer o levantamento das unidades de ensino, desde a iluminação à infraestrutura, visando calcular o padrão da escola.

O LSE é uma política pública do Ministério da Educação, que tem por objetivo diagnosticar as condições físicas dos prédios escolares e dos recursos humanos e didático-pedagógicos, oferecendo uma contribuição às ações voltadas à melhoria da qualidade da escola pública previstas no Plano do Desenvolvimento da Escola (PDE). A partir deste levantamento é que as escolas receberão os recursos para as melhorias necessárias, dentro do Plano de Ações Articuladas (PAR).

Para o secretário de Estado da Educação, Afonso Celso Scocuglia, esse levantamento é uma ótima oportunidade para detectar os desafios, mas também o que existe de bom nas escolas, para que o que for encontrado de negativo seja redimensionado e que seja implementado o que há de positivo.

O trabalho de visita às escolas terá início brevemente, já que os relatórios sobre as condições das unidades deverão ser entregues aos secretários de Educação e encaminhados ao Ministério da Educação no início do segundo semestre. A Secretaria da Educação vai elaborar um cronograma de visitas. As informações colhidas subsidiarão o planejamento de intervenção na área de infraestrutura e recursos pedagógicos.

0 comentários:

Postar um comentário