O Centro Estadual de Referência para Banco de Leite Humano Anita Cabral
está fazendo um apelo às mães para doação de leite, a fim de
aumentar o estoque para atender a demanda dos bebês prematuros. Entre
os meses de janeiro e março, a coleta de leite humano sofreu uma queda
de aproximadamente 30%, seguindo a tendência dos bancos de leite
espalhados no país, que anualmente registram redução de doadoras no
período, em virtude das férias.A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, esclareceu que, com o fim do período de férias, é preciso incentivar as doações. "Precisamos incentivar as mães a doarem. Em todo o Estado existem mais de 180 leitos neonatais e a média de leite consumido por cada bebê prematuro durante sua permanência é de oito litros. Precisamos aumentar os estoques nesse período, porque a necessidade é diária, não diminui nas férias” ressaltou Thaíse, lembrando que o número de receptores aumenta diariamente, pois nasce crianças todos os dias, independente do período do ano.
O leite materno é um alimento completo, pois fornece todos os nutrientes que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida e continua sendo a maior fonte nutricional durante todo o primeiro ano da criança. Ele protege contra alergias, infecções e várias doenças, além de contribuir para o desenvolvimento saudável.
Bancos de Leite - Atualmente o Estado conta com uma rede formada por seis bancos de leite humano, sendo dois em João Pessoa e os demais nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e Patos, além de postos de coleta de leite humano distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.
A Paraíba é o primeiro lugar no Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos à sociedade. Esses serviços abastecem as unidades neonatais e semi-intensiva do Estado. O leite coletado é distribuído aos prematuros e recém-nascidos que não podem ser amamentados diretamente no seio materno, auxiliando na recuperação do quadro clínico da criança.
Como doar – Toda mulher com excesso de produção de leite pode ajudar a salvar vidas. O Banco de Leite Anita Cabral possui o serviço Rota do Domicílio, no qual as mães recebem a visita de uma equipe do banco, que entrega o kit para doação (vidros, máscara e touca). A equipe do banco de leite volta semanalmente nas casas das doadoras para pegar o leite coletado. Para doar é só entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047.
Editorial/Blog
Via: PB Agora
0 comentários:
Postar um comentário