Ads 468x60px

.

sábado, 21 de abril de 2012

Banco de Leite Anita Cabral faz apelo às mães para doação de leite materno; saiba como doar

Banco de Leite Anita Cabral faz apelo às mães para doação de leite materno; saiba como doarO Centro Estadual de Referência para Banco de Leite Humano Anita Cabral está fazendo um apelo às mães para doação de leite, a fim de aumentar o estoque para atender a demanda dos bebês prematuros. Entre os meses de janeiro e março, a coleta de leite humano sofreu uma queda de aproximadamente 30%, seguindo a tendência dos bancos de leite espalhados no país, que anualmente registram redução de doadoras no período, em virtude das férias.


A diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, esclareceu que, com o fim do período de férias, é preciso incentivar as doações. "Precisamos incentivar as mães a doarem. Em todo o Estado existem mais de 180 leitos neonatais e a média de leite consumido por cada bebê prematuro durante sua permanência é de oito litros. Precisamos aumentar os estoques nesse período, porque a necessidade é diária, não diminui nas férias” ressaltou Thaíse, lembrando que o número de receptores aumenta diariamente, pois nasce crianças todos os dias, independente do período do ano.


O leite materno é um alimento completo, pois fornece todos os nutrientes que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida e continua sendo a maior fonte nutricional durante todo o primeiro ano da criança. Ele protege contra alergias, infecções e várias doenças, além de contribuir para o desenvolvimento saudável.


Bancos de Leite - Atualmente o Estado conta com uma rede formada por seis bancos de leite humano, sendo dois em João Pessoa e os demais nas cidades de Guarabira, Campina Grande, Cajazeiras e Patos, além de postos de coleta de leite humano distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.


A Paraíba é o primeiro lugar no Nordeste em número de serviços pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos à sociedade. Esses serviços abastecem as unidades neonatais e semi-intensiva do Estado. O leite coletado é distribuído aos prematuros e recém-nascidos que não podem ser amamentados diretamente no seio materno, auxiliando na recuperação do quadro clínico da criança.


Como doar – Toda mulher com excesso de produção de leite pode ajudar a salvar vidas. O Banco de Leite Anita Cabral possui o serviço Rota do Domicílio, no qual as mães recebem a visita de uma equipe do banco, que entrega o kit para doação (vidros, máscara e touca). A equipe do banco de leite volta semanalmente nas casas das doadoras para pegar o leite coletado. Para doar é só entrar em contato com o Banco de Leite Anita Cabral pelo telefone 3215-6047.



Editorial/Blog
Via: PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário