Ads 468x60px

.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maio, mês da ternura de Deus

Maio, mês da ternura de Deus


Maio celebra a ternura de Deus em tantos acontecimentos importantes da nossa vida. A vivência do tempo pascal. Jesus ressuscitado se manifesta na comunidade. A força da ressurreição renova nosso viver e nossa esperança. Somos convidados a ter uma fé madura para percebermos a presença de Cristo entre nós.
A recordação de Maria, a Mãe de Jesus, a testemunha fiel, sempre presente na vida de Jesus. Num mundo sem rumo, aumento de tensões em todas as direções, as famílias se encontram feridas, o coração humano vazio. Maria aparece como a ternura de Deus para o coração humano perdido e ferido. Maria está no coração de Deus e no nosso coração.
Comemora-se o dia do trabalho lembrando os trabalhadores e trabalhadoras que lutam na construção de uma nação mais justa e fraterna. Testemunho de que o trabalho dignifica a vida humana.
É festa da misericórdia de Deus. Jesus nos deu a conhecer a misericórdia do Pai, em toda a sua plenitude, na ressurreição. Festa instituída pelo papa João Paulo II. Daí a escolha desta data para cerimônia de beatificação do Venerável Servo de Deus, dia 1º de maio. João Paulo II confiou todo o mundo em oração à Dvina Misericórdia. O Brasil todo pede a bênção, João de Deus, e, também, viverá a beatificação da Irmã Dulce, “o anjo bom da Bahia”, dia 22 de maio.
Mês das mães, comemoração do sentimento materno, que se traduz em ternura e em amor, o incondicional amor de mãe.
Realização da 49ª Assembleia Geral da CNBB, de 04 a 13 de maio, em Aparecida (SP). As Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2011-2014) serão o tema central. A Assembleia estudará um texto preparado por uma Comissão nomeada para isso, apresentará emendas e, finalmente, aprovará o texto que será colocado à disposição das dioceses, paróquias, comunidades e agentes de pastoral de todo o Brasil. Outros temas farão parte da pauta da Assembleia. Esta constitui um momento muito especial de graças e bênçãos da ternura de Deus. Reunidos, os bispos sentem-se como os apóstolos no cenáculo, acompanhados da Virgem Maria, fazendo a forte experiência da presença e ação do Espírito Santo, sob cuja inspiração o bispo exerce seu ministério de serviço ao povo de Deus. A Assembleia manifesta a ternura de Deus e torna visíveis a unidade e a comunhão do episcopado brasileiro, que devem refletir a Igreja presente nas comunidades e paróquias das dioceses. As missas serão transmitidas ao vivo pelas TVs Católicas, todos os dias, às 7h30, exceto no domingo que será às 12h.
Ainda no mês de maio, as Paróquias do Brejo Paraibano viverão a Semana da Juventude, de 09 a 14. Vivência que será celebrada na Jornada Diocesana da Juventude, em Guarabira, dia 15, com animação, missa, adoração eucarística, pregação, testemunhos, experiências, caminhada e show musical.
Maio, mês de Maria, mês das mães e mês de tantos acontecimentos que marcam a vida humana, que expressam a ternura e o amor de Deus. Maria cuida de nós tal como cuidou de seu Filho Jesus Cristo. Até o próximo domingo para uma saudação especial a todas as mamães. Minha bênção!

Aditorial/ blog da: Diocese de Guarabira

0 comentários:

Postar um comentário