Ads 468x60px

.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Al Qaeda ameaça: ‘Sangue de Osama não será derramado em vão’

Paquistaneses do partido Jamiat Ulema-e-Islam fazem protesto para condenar o assassinato de Bin Laden, em Quetta. Foto: APA Casa Branca disse nesta sexta-feira estar em uma condição de "vigilância extrema" depois das ameaças da Al Qaeda de vingar a morte do líder da rede terrorista Osama bin Laden, morto durante uma operação militar americana no domingo passado (1º).

Paquistaneses protestam
Paquistaneses fazem homenagem a Osama

"Estamos muito conscientes da possibilidade de uma ação [terrorista] e extremamente vigilantes", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

Carney também destacou o fato de que a Al Qaeda confirmou nesta sexta-feira a morte de seu líder, até então colocada em dúvidas por alguns setores.

AFP
Manifestação em Quetta teria reunido pelo menos 800 pessoas

Além de confirmar a morte de Bin Laden, o grupo ameaçou vingá-lo em uma declaração postada em fóruns de grupos islâmicos nesta sexta-feira, informou o grupo de monitoramento SITE Intelligence.

"Afirmamos que o sangue do chefe dos mujahidins [guerreiros santos] Osama bin Laden é mais valioso e mais precioso para nós e para qualquer muçulmano, por isso não vamos permitir que seja derramado em vão", diz o comunicado.

"Nós da organização Al Qaeda imploramos a Deus Todo-Poderoso por sua ajuda, apoio e determinação de continuar no caminho da 'jihad', o caminho trilhado por nossos líderes e, acima deles, o xeque Obama", afirma o comunicado, segundo o SITE.

A declaração diz ainda que os Estados Unidos e seu povo "jamais estarão em segurança enquanto o povo palestino não usufruir dela".

A organização terrorista afirma ainda no texto que "uma maldição vai perseguir os americanos e seus seguidores dentro e fora de seus países".

Logo, com a cooperação de Deus, suas alegrias vão se converter em tristezas e seu sangue vai se misturar a suas lágrimas", ameaça.

Esta é a primeira declaração pública da Al Qaeda desde a morte de seu líder em uma operação secreta das forças americanas na casa em que ele se escondia, no Paquistão.

A mensagem deve acalmar os céticos que questionavam a veracidade da morte de Bin Laden diante da falta de evidências.

MORTE
Bin Laden foi morto com um tiro de um dos cerca de 20 militares da Marinha dos Estados Unidos que invadiram, em três helicópteros, sua mansão de alta segurança em Abbottabad, cidade a cerca de 50 km da capital paquistanesa.

A operação durou 40 minutos e, segundo as autoridades americanos deixou ainda um dos filhos de Bin Laden, uma mulher e dois homens mortos. Nenhum militar americano ficou ferido.

O governo americano divulgou poucos detalhes da operação, contrariados pelos relatos de fontes do governo americano consultados pela imprensa.

O corpo de Bin Laden foi identificado pelas autoridades americanas através de técnicas de reconhecimento facial e exame de DNA, nenhum deles exibido ao público.

O corpo de Bin Laden foi lançado ao mar horas depois da operação e o presidente Barack Obama escolheu ainda não divulgar as fotos do terrorista morto, alegando que traria mais riscos do que benefícios.

Segundo a CBS, que diz ter tido acesso às imagens, a foto do corpo mostra o líder da rede terrorista Al Qaeda com um grande ferimento na cabeça e com perda de massa encefálica.

Na foto, que a Casa Branca qualificou na terça-feira (3) como "truculenta", pode ser visto o ferimento provocado por um projétil que acertou Bin Laden acima de seu olho esquerdo.

Bin Laden, segundo informações do governo americano, recebeu dois disparos à queima roupa ao oferecer resistência à prisão, embora estivesse desarmado. Ele foi atingido na cabeça e no peito por um dos militares da força de elite Seals, que conduziu a operação na casa do terrorista no Paquistão.

A Al Qaeda anunciou ainda que tem uma mensagem de áudio gravada por Bin Laden uma semana antes de sua morte e que deve divulgá-la em breve.

Adriana Bezerra
Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

0 comentários:

Postar um comentário