Ads 468x60px

.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vacinação contra a pólio na PB atinge 68,37% da meta estimada pelo MS


A primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite na Paraíba atingiu, até o final da manhã desta segunda-feira (20), 68,37% da meta do Ministério da Saúde, que é imunizar 295.190 crianças, de 0 a menores de 5 anos de idade. O parecer é do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O dia D de mobilização aconteceu no último sábado em todo o Brasil e a campanha segue até o dia 22 de julho.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba faz um alerta aos pais ou responsáveis que levem seus filhos para tomarem a vacina que previne contra a paralisia infantil. “É muito importante que os pais vacinem seus filhos para prevenir uma doença que ainda existe em países africanos, por exemplo. Isso significa que o vírus da poliomielite pode ser trazido de lá para o Brasil”, destacou a coordenadora de imunização da SES-PB, Missania Moreira.
Missania Moreira ressaltou ainda que alguns municípios paraibanos não estão atualizando as informações no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). “Estamos tendo dificuldade com algumas regiões da Paraíba que não estão atualizando as informações no cadastro nacional de vacinação. Estamos pedindo que todos os municípios façam suas atualizações para que a gente tenha um controle sobre a imunização da poliomielite no Estado”, afirmou.
Último caso de pólio – No Brasil o último registro de casos de pólio foi em 1989, em Sousa na Paraíba. Atualmente, segundo o Ministério da Saúde o poliovírus, causador da doença, circula na Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão como regiões com alto risco de reintrodução da poliomielite.
Paralisia infantil – A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

0 comentários:

Postar um comentário