Ads 468x60px

.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resgatados corpos de 12 vítimas da queda de avião no Recife

Avião da Noar caiu perto da Praia de Boa Viagem nesta quarta-feira (13).
FAB diz que piloto relatou pane 55 segundos após a decolagem.


A Defesa Civil informou que, até por volta das 13h desta quarta-feira (13), haviam sido resgatados os corpos de 12 das 16 vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta manhã no Recife.

O acidente com um avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas ocorreu pouco antes das 7h. Ele decolou do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave com 16 pessoas a bordo caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Bombeiros e Força Aérea Brasileira (FAB) comunicaram que não houve sobreviventes.
No Recife, ainda pela manhã, familiares foram encaminhados a um hotel para aguardar informações sobre o trabalho de resgate das vítimas. No Instituto de Medicina Legal (IML), os primeiros parentes começaram a chegar por volta do meio-dia. Três caminhões do IML, com capacidade máxima de seis corpos cada, foram deslocados para o local do acidente.
A expectativa é de que os corpos das vítimas comecem a chegar ao IML por volta das 14h.

No Rio Grande do Norte, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto onde o avião faria escala por volta das 8h. Eles foram encaminhados ao auditório da Infraero e orientados a aguardar informações da empresa. Até o fim da manhã, a lista dos passageiros não havia sido divulgada.
O acidente
Segundo a FAB, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas. No relato à torre de controle, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção do piloto era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.
Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada “estava com a manutenção em dia” e que não irá suspender os voos da empresa.
Comunicado no Twitter
Pelo Twitter, a Noar Linhas Aéreas declarou que está sensibilizada com o acidente e que vai prestar todo o apoio aos parentes das vítimas. A empresa divulgou nota no fim da manhã informando que cancelou seus voos nesta quarta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da Noar, o avião estava em operação há um ano. A empresa afirma que suas duas aeronaves são bimotores LET-410 que foram comprados novos na República Tcheca. A empresa começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.
Conforme informações no site da fabricante, o primeiro avião comprado pela Noar saiu da República Tcheca em 9 de março de 2010. A segunda aeronave adquirida pela companhia decolou em direção ao Brasil em 4 de junho do ano passado.
Vítimas
Até o começo da tarde, a empresa aérea não havia divulgado a lista dos passageiros. Entretanto, entidades e empresas publicaram notas lamentando perdas no acidente.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza confirmou que o empresário André Louis Pimenta Freitas, de 39 anos, estava entre os passageiros. Segundo a nota, ele era filho do presidente da entidade, Francisco Freitas Cordeiro.
A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal informou que a delegada Carla Sueli Barbosa Moreira, da delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró (RN), estava no avião que caiu no Recife.
Entre as vítimas estaria também Antonia Fernanda Jalles, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com Teresa Régia de Medeiros, vice-diretora do Núcleo de Educação Infantil, da UFRN, a professora estava no voo que sofreu o acidente e viajava a serviço. Ela era mestre e doutora em processo de aprendizagem no contexto bilíngue.
Natan Braga, de 39 anos, também estava entre os passageiros. Ele trabalhava na Supergasbras e, segundo sua mulher, viajava a trabalho. "Eu estava dormindo quando soube do acidente e vim direto para cá [o local do acidente]", afirmou Ana Claudia, emocionada, em entrevista ao G1.

Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.

Arte sobre a queda do avião bimotor no Recife (Foto: Arte/G1)


0 comentários:

Postar um comentário