Ads 468x60px

.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

BASTA QUERER: chega à PB tecnologia que pode diminuir dengue; metodo é inovador


BASTA QUERER: chega à PB nova tecnologia que pode eliminar problema da Dengue; metodo é inovador

Paraíba pode ser o próximo Estado a diminuir potencialmente casos de dengue com nova tecnologia da Ecovec

O sistema inteligente de monitoramento, MI-Dengue, desenvolvido pela Ecovec permite saber, em tempo real, o nível de infestação da dengue em cada bairro analisado. A nova tecnologia implantada em mais de 60 cidades brasileiras agora poderá ser instalada também na Paraíba, trazendo aos gestores públicos economia na saúde e a promoção de ações mais localizadas.

Luis Felipe Barroso (foto), diretor da Ecovec, participa de reuniões desde o inicio da semana para divulgação da MI-Dengue, no Estado, como alternativa no combate a doença. A empresa também demonstra diferencial na instalação do sistema, pois como a Ecovec é a única do país que detém a tecnologia, o contrato com o poder publico não exige licitação.

“O MI-Dengue objetiva monitorar em tempo real a infestação do vetor da dengue e através das armadilhas, que são colocadas nos municípios, os gestores poderão saber exatamente onde tem a circulação do vírus. Isso possibilitara ações focadas e especificas com otimização dos recursos humanos”, frisou o diretor.

Entenda o processo

O responsável pelo desenvolvimento da tecnologia, Álvaro Eiras, do Departamento de Parasitologia (ICB) da UFMG, explica que o sistema usa uma espécie de arapuca para gerar dados de localização do mosquito, informando quais áreas devem ser priorizadas no controle.

Segundo ele, a ação começa com a instalação de armadilhas georreferenciadas via GPS nas áreas a serem monitoradas. Conhecidas como MosquiTrap, as "arapucas de mosquito" capturam as fêmeas adultas do inseto, impedindo que elas depositem seus ovos. A atração ocorre por meio de um líquido desenvolvido a partir do capim fermentado.

"Os próprios agentes conseguem identificar os mosquitos e enviar os dados para a central", diz Eiras. A central de processamento gera tabelas, mapas de infestação e índices entomológicos. No modelo convencional, os técnicos precisam visitar milhares de casas em busca de larvas, que ainda precisam ser analisadas em laboratório.

Eiras calcula que, para cada real investido em prevenção com a tecnologia, é gerada uma economia de R$ 11 - levando-se em conta assistência médica e perda de produção que cada caso de dengue provoca. Segundo ele, essa economia pode ultrapassar R$ 30 milhões nos 20 municípios analisados.

Mais informações podem ser esclarecidas com o representante da Ecovec Nordeste, Marco Gralio, no telefone 9628-2228 ou pelo email gralio@4play.com.br, e no endereço eletronico da empresa www.ecovec.com.


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

O PACIFICADOR: Influente dirigente do PSB revela ‘diálogos’ e acredita que RC ‘voltará’ atrás sobre apoiar Estelizabel


O PACIFICADOR: Influente dirigente do PSB revela ‘diálogos’ e acredita que RC ‘voltará’ atrás sobre apoiar EstelizabelEx-chefe de gabinete do então deputado estadual Ricardo Coutinho (PSB), o secretario-geral do PSB, Alexandre Urquiza, revelou durante entrevista exclusiva ao PB Agora nesta quinta-feira (31) acreditar que o governador voltará atrás na intenção de apoiar Estelizabel Bezerra (PSB) na disputa pela Prefeitura de João Pessoa.  

Inicialmente Urquiza disse que Ricardo irá ‘ouvir’ a voz das ruas.  

“Não estamos apostando numa briga, pois uma briga no PSB interessa muito mais a oposição”, pontuou.

Urquiza disse que não existe uma candidatura do ‘governador’ e que o interesse do partido precisa ser priorizado.  

“Precisamos sentar e discutir o melhor nome e dados inclusive que não são nossos referendam nossa postulação”, contou.

BASTIDORES: Alexandre Urquiza também contou que conversas estão ocorrendo para que uma ‘pacificação’ seja realizada em João Pessoa.  

“Estamos dialogando só não podemos divulgar”, argumentou.  

MUDANÇA: Ao ser questionado se o governador Ricardo Coutinho poderia ‘voltar’ atrás, Urquiza foi enfático.  

“Eu avalio que sim, não vejo problema algum nisso. Nosso país seria diferente se alguns partidos políticos voltassem atrás, quando Luciano voltou atrás beneficiou a cidade”, enfatizou.  

Quando indagado se Estela seria uma boa vice de Luciano Agra, Urquiza evitou dar um tom polêmico ao assunto.  

“Isso é um discussão que precisamos ter no partido e nos partidos da base aliada. Estela é um quadro excelente e muito bem preparada, a decisão do partido não pode ser uma decisão individual”, arrematou.

Nesta quinta, o prefeito Luciano Agra (PSB) se manifestou de uma maneira enfática quando questionado sobre a possibilidade de bater chapa com Estelizabel Bezerra no PSB: "Não abro nem para um trem!",


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

PSB nega retirada da pré-candidatura de Expedito e reafirma tese de chapa ‘puro-sangue’

PSB de Bayeux nega retirada da pré-candidatura de Expedito Pereira e reafirma tese de chapa ‘puro-sangue’

O secretário-geral do PSB em Bayeux, Luciano Canuto (Teté), desmentiu, categoricamente, nesta quinta-feira (31), as especulações de que seu partido estaria estudando a possibilidade de retirar a pré-candidatura do médico Expedito Pereira, para indicar o vice na chapa do Democratas. Para ele, a onda de boatos contra o pré-candidato socialista demonstra tão somente o desespero dos adversários do ex-prefeito Expedito Pereira (PSB).

Segundo o Teté, o que vem sendo discutido de concreto dentro do conselho político que apóia a pré-candidatura de Expedito Pereira é a possibilidade do lançamento de uma chapa ‘puro-sangue’, com ele ocupando a vaga de vice. “Essas especulações surgiram justamente a partir dessa tese que vem sendo discutida pelos sete partidos que integram nosso conselho político”, destacou.

O secretário do PSB explicou que os adversários políticos do ex-prefeito Expedito Pereira em Bayeux têm utilizado os meios de comunicação para espalhar o boato de que a legenda socialista indicaria o vice em uma suposta chapa encabeçada pelo empresário Léo Micena (DEM) “Ainda espalharam o boato de que essa engenharia política contaria com o apoio do PMDB. Não queremos nenhum tipo acordo com o partido do atual prefeito (Jota Júnior)”, enfatizou.

“Isso é mais um factóide criado pela oposição para confundir o eleitorado de Bayeux. O que eles temem, na verdade, é que o movimento favorável ao lançamento de uma chapa ‘puro-sangue’, comigo como vice de Dr. Expedito, cresce a cada dia”, completou Teté, acrescentando que, caso houvesse alguma negociação em curso, essa seria construída com os partidos que estão aliados ao PSB de Bayeux.

O dirigente socialista destacou, por fim, que desistir da candidatura própria neste momento seria um ato de loucura do PSB. “Quem em sã consciência iria retirar uma pré-candidatura que lidera com folga as pesquisas?”, questionou Teté. 



Editorial/ Blog
Via: PB Agora

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Candidato a reitor da UEPB diz que eleição que escolheu lista tríplice foi marcada por irregularidades

O professor Cristovão Andrade, candidato a reitor da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, disse que as eleições para reitor ocorrida na semana passada, que definiu a lista tríplice para escolha do reitor, foi marcada por irregularidades e desrespeito as normas estabelecidas para disciplinar o processo eleitoral e o Conselho de Ensino Superior não fez nada.
A revelação foi durante a participação dele no Programa Rede Verdade da TV Arapuan, apresentado pelos jornalistas Luiz Tôrres e Marcone Ferreira. Ele advertiu que desrespeito as regras começaram quando a eleição foi antecipada de outubro para o mês de maio e a segunda irregularidade foi a prorrogação do inicio do semestre letivo de fevereiro para o mês de março.
O professor Cristovão Andrade afirmou que o Conselho Superior não fez nada e na Comissão Eleitoral tudo era decidido pela presidência, o que também não era correto e citou como exemplo a lista com o nome dos eleitores que deveria ter sido divulgada 20 dias antes da eleição, só foi liberada poucos dias antes do pleito.
Ele revelou que já tem uma ação na justiça questionando tudo o que aconteceu, observando também que foi realizado debate em vários campi da universidade a exemplo de João Pessoa e Araruna e denuncia o uso da “máquina” administrativa com a nomeação de pessoas para favorecer o candidato aproado pela reitora Marlene Alves.



Editorial/ Blog
Via: Paraiba.com

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Trânsito no Miramar sofre alteração e 9 linhas de ônibus passam por modificação; confira

A partir desta quinta-feira (24), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) estará proporcionando uma nova opção de deslocamento para os condutores que saem da Zona Sul (Bancários, UFPB e Castelo Branco) com destino à Zona Norte (Tambaú, Manaíra e Bessa). A alternativa será através da avenida Senador Ruy Carneiro com alterações na circulação do tráfego em ruas do bairro do Miramar.

As mudanças na circulação de veículos em Miramar fazem parte das intervenções e obras que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando, por meio da Semob, para melhorar a mobilidade e dar mais segurança para os deslocamentos de pedestres e veículos.

“Essa é apenas a segunda etapa (considerando a primeira que foi a entrega do binário do Castelo Branco) de um total de quatro intervenções que vão melhorar a acessibilidade de entrada e saída a bairros como Jardim Luma, João Agripino e Brisamar na direção dos bairros como Bancários, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira. Essas quatro etapas combinadas com a implantação do projeto Vias do Atlântico, que será executado pelo Governo do Estado, representará um marco histórico em termos de ligações laterais entre os corredores. Enfim, uma grande realização parcial do projeto caminho livre”, ressaltou o superintendente adjunto da Semob, Paulo Freire.

Rumo à praia - O novo caminho será pela rua Hilda Lucena, cruzando a Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Giácomo Porto até a avenida Ruy Carneiro, onde o condutor deverá seguir à direita em direção aos bairros de Tambaú, Manaíra e Bessa. As ruas Antônio Rabelo Júnior e Tito Silva, do trecho que compreende a avenida José Liberato até a Ruy Carneiro, terão os sentidos de circulação invertidos. A parada de ônibus da rua Antônio Rabelo Júnior foi deslocada para a rua Giácomo Porto.

Os veículos que vêm do Castelo Branco em direção a Epitácio Pessoa e Ruy Carneiro para bairros como Tambaú, Manaíra e Bessa deverão seguir pela rua Hilda Lucena, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Miramar, cruzar a avenida Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Giácomo Porto até a Ruy Carneiro, entrando à direita em direção à orla e bairros da Zona Norte.

Zona Sul - Já os motoristas que vêm pela Ruy Carneiro no sentido Centro/praia em direção à UFPB ou bairros da Zona Sul (pelo Castelo Branco) deverão entrar na rua Antônio Rabelo Júnior, cruzar a avenida Epitácio Pessoa, seguindo pela rua Tito Silva (que terá o sentido invertido no trecho da Epitácio Pessoa - Praça das Muriçocas) até chegar à avenida Presidente Castelo Branco.

Os veículos que circulam pela Epitácio Pessoa indo ao Castelo Branco, UFPB e bairros da Zona Sul, também terão que entrar à direita na Tito Silva (agora com sentido de circulação invertido), até o destino desejado.

Sinalização - Toda a sinalização do trecho foi implantada para que os motoristas não tenham dificuldades durante o período de adaptação com o novo esquema de circulação. Durante os primeiros dias, agentes de mobilidade e equipes de educação para o trânsito da Semob estarão nos locais de mudança no tráfego orientando motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.

Ação educativa - Uma equipe de educação para mobilidade urbana estará distribuindo panfletos educativos informando sobre as mudanças a partir desta quarta-feira (23) das 11 às 14h e das 17 às 19h. Os educadores estarão nos seguintes pontos: rua Olívio Mendonça (próximo ao colégio Evolução), avenida Epitácio Pessoa (Colégio Kaíros) e Ruy Carneiro (próximo ao Colégio Motiva).

Transporte coletivo – As linhas de transporte coletivo que circulam em Miramar terão os seus itinerários modificados da seguinte forma:

-Linhas 514, 517, 501, 5206, 5120, 1502, 5110, 5210, 5310 e 5307, no sentido UFPB/Epitácio Pessoa/Centro: Com a mudança seguirão a partir da Praça Tito Silva pela rua Hilda Coutinho Lucena, Epitácio Pessoa, seguindo o itinerário normal.

-Linhas 514, 517, 3510, 1519, 1502, 1510, 2515, 3507 e 501, no sentido Centro/bairro: Seguirão a partir da Epitácio Pessoa pela rua Tito Silva, depois itinerário normal.

-Linhas 5600, 5603 e 5605, que operam entre Mangabeira e Shopping Manaíra: Vão seguir pela rua Hilda Coutinho Lucena e logo após o itinerário normal pela Epitácio pessoa. No sentido Shopping/Mangabeira, a partir da Epitácio pessoa, seguem pelas ruas Giácomo Porto, Otávio Novais e Antônio Rabelo Júnior em direção a Tito Silva.
- Linha 1500/Circular, no sentido Castelo Branco: A partir da Ruy Carneiro segue pela rua Prefeito José Leite, avenida Epitácio Pessoa e rua Tito Silva, depois itinerário normal.
Mais informações podem ser obtidas por meio da Central de Informações e Reclamações (Cerin) da Semob 0800-281-1518.



Editorial/ Blog
Via: Paraiba.com

Servidores ameaçam quebrar casa de prefeito em Caaporã se ele não pagar salários atrasados

Em Caaporã, região litorânea do Estado, dezenas de servidores fizeram um cerco, nesta quinta-feira (24) na frente da casa do prefeito da cidade, João Batista Soares (PMDB), e ameaçam quebrar a casa dele caso ele não pague os salários atrasados.

Segundo informação dos próprios servidores, os vencimentos estão atrasados em 90 dias. Funcionários das Secretarias da Saúde, Educação e Infra-estrutura estão realizando o cerco, além de funcionários da limpeza urbana.

A reivindicação do grupo é que o prefeito determine quando será pago os slaários, caso contrário, a casa vai a baixo.



Editorial/ Blog
Via: Paraiba.com

domingo, 20 de maio de 2012

Cássio participa do encontro do PSDB e aliados nesta 2ª em CG em apoio à Romero

Cássio participa do encontro do PSDB e aliados nesta 2ª em Campina Grande em apoio à candidatura de Romero

O senador Cássio Cunha Lima confirmou participação no encontro do PSDB e partidos aliados nesta segunda-feira, 21, no auditório da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Na oportunidade serão apresentados os nomes que integrarão a coordenação de campanha do futuro candidato a prefeito de Campina Grande o engenheiro Romero Rodrigues.

O evento contará com as presenças confirmadas do ex-governador Cássio Cunha Lima e do vice-governador Rômulo Gouveia, dentre outras lideranças aliadas.

Em conversa com os integrantes dos partidos aliados o Romero Rodrigues definiu os pontos iniciais da reunião.

Na reunião serão discutidos temas vinculados à administração pública, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e gestão pública.

Lideranças de outros partidos oposicionistas estarão presentes à pré-convenção.



Editorial/ Blog 
Via: PB Agora

sábado, 19 de maio de 2012

BID investe U$$ 7,5 milhões para instalar Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba

BID investe U$$ 7,5 milhões para instalar Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba O governador Ricardo Coutinho e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, assinaram convênio no valor de U$$ 7,5 milhões (R$ 15 milhões) para contratação de operação de crédito com objetivo de implantar o Programa de Modernização Fiscal do Estado da Paraíba (Profisco). A assinatura aconteceu ontem a tarde(18), durante reunião do BID e BNB, com oito governadores do Nordeste, em Fortaleza (CE).

O Profisco desenvolverá ações de fortalecimento da gestão estratégica institucional e da administração tributária e financeira. Com isso, a Secretaria da Fazenda terá novos modelos de gestão fiscal e investirá em sua modernização tecnológica. O programa de modernização do Fisco vai contar com a linha de financiamento do BID e uma contrapartida do Estado de US$ 1,278 milhão para sua implantação.

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do programa para a modernização da gestão fiscal no estado, uma vez que vai dotar as secretarias com tecnologia de informação de ponta, qualificando servidores de pastas estratégicas do Estado, além de implantar métodos e técnicas modernas para melhor gerir a receita e a despesa públicas.

O secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, afirmou que a pasta vai investir fortemente nos próximos anos em tecnologia da informação com a construção de um novo parque de informática para superar o atraso desse setor, que é vital para a modernização do Fisco. "A tecnologia da informação será a nossa prioridade com as linhas de financiamento tanto do BID como também do BNDES”, acrescentou o secretário.

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno, considerou importante a ampliação contínua do apoio à Região Nordeste, sobretudo em programas voltados para a modernização do estado. "Assegurar a sustentabilidade fiscal e prover recursos para a implantação de políticas públicas, promovendo a cooperação entre os governos e a sociedade é fator estruturante para o constante aperfeiçoamento dos demais setores”, disse.

Coordenada

BID disponibilizará U$$ 1,2 bilhão em créditos para Estados Nordestinos

Durante a reunião realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, o presidente do BID anunciou a disponibilização de US$ 1,2 bilhão em créditos para os Estados Nordestinos. Os diretores do BID e o presidente do BNB, Jurandir Xavier, apresentaram detalhes sobre o Programa de Desenvolvimento Produtivo (Prodepro), que objetiva resolver gargalos de infraestrutura econômica, ampliar a atração de investimentos e aumentar as exportações. O foco do Prodepro é promover a inclusão produtiva da região nordestina.

O presidente Luis Moreno afirmou a importância de garantir que os investimentos sejam realizados em áreas com maior retorno e que a implantação dos projetos se dê de forma célere. "O projeto requer mais do que dinheiro, requer a resolução de gargalos que afetam o andamento das obras. O Prodepro é um exemplo de construção da institucionalidade necessária para canalizar os recursos de investimentos com a máxima efetividade”, completou.

O governador Ricardo Coutinho apresentou propostas de construção de estradas, sistema de irrigação para aproveitamento agrícola, ampliação do Porto de Cabedelo e implantação de Zonas de Processamento de Exportação. Ele destacou a importância dos investimentos que o BID tem realizado no Nordeste na última década.

Em seu pronunciamento, Ricardo defendeu investimentos na logística do Nordeste para o desenvolvimento regional e para que os Estados recebam investimentos privados. "Isso é algo imprescindível para o Nordeste porque, caso contrário, a nossa infraestrutura viária e os diversos modais não estarão preparados para vivenciar um ciclo de desenvolvimento”, explicou.

Na avaliação do governador, não se pode fazer uma proposta de desenvolvimento produtivo com inclusão social, se não levar em consideração coisas mais básicas como a construção de estradas e abastecimento d'água. "Precisamos de respostas para a proteção social da população, visando criar uma capacidade, a curto e médio prazo, de incluir essa região dentro de um processo de desenvolvimento”, observou.

Ricardo pediu, ainda, para que o BID direcione a sua carteira de crédito para resolução dessas questões fundamentais, a fim de que os Estados nordestinos adquiram níveis de desenvolvimento com equilíbrio regional. "Isso é fundamental, não só para o Nordeste, mas para o Brasil', completou.

Participaram da reunião os governadores da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará e, secretário de Desenvolvimento Social do Maranhão, o senador Wellington Dias, a procuradora geral da Fazenda, Ana Raquel, e os secretários paraibanos de Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia, João Azevedo, e da Receita Estadual, Marialvo Laureano.


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

Dobradinha incerta: com medo de ser ‘escanteado’, Rômulo Gouveia inicia campanha para permanecer como vice nas eleições de 2014


Faltando pouco menos dois anos para o próximo pleito estadual, as articulações e as indiretas públicas já começam a ganhar força no cenário político. Dessa vez quem já está se colocando na linha de frente na tentativa de repetir a dobradinha na chapa majoritária de 2014 é o vice-governador Rômulo Gouveia, do PSD. Apesar de ter o nome lembrado para disputar o Senado Federal na chapa do governador Ricardo Coutinho (PSB), Rômulo fez questão de deixar claro que seu desejo é permanecer na chapa na qualidade de vice, repetindo assim a dobradinha vitoriosa de 2010.

“Tenho recebido muitas manifestações para que eu seja candidato a Senador, o que me estimula bastante, vejo que é uma manifestação espontânea, mas meu desejo é que Ricardo eu possamos fazer um grande governo e ai não terei dificuldade se os partidos entenderem de repetir a chapa de 2010 também em 2014, esse é meu desejo”, confidenciou.

Numa tentativa de mudar o foco, Rômulo Gouveia ainda fez questão de citar o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Marcelo (PSDB), como uma grande opção para disputar o Senado Federal na chapa do PSB.

“Espero ter a confiança de eu continuar como vice, mas fico feliz de ser lembrado para o Senado, assim também como o presidente da ALPB é lembrado, ele é um extraordinário companheiro”, destacou.

PSD

O presidente do PSD lembrou ainda que é um soldado do partido e que estará à disposição para quaisquer que seja a missão. “O meu nome vai estar à disposição dentro de um projeto, mas eu espero manter a aliança que fizemos em 2010. O meu desejo é fazer um grande governo e repetir a chapa de 2010”, ratificou. 


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

Prefeitura de João Pessoa lança edital para convênio com instituições na área da educação

Prefeitura de João Pessoa lança edital para convênio com instituições na área da educação  A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), abre vagas para os interessados em desenvolver atividades nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A organização não estipulou o número de vagas.


Será um único dia de inscrições, terça-feira (22). Podem ser inscrever instituições de direito público ou privado, sem finalidade lucrativa, que desenvolvem atividades nos níveis de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A cópia do edital pode ser solicitada através do e-mail convenio.sedec.pmjp@gmail.com.


*Inscrições -* Os interessados devem comparecer ao Centro de Capacitação de Professores Luiz Alberto Coutinho (Cecapro), localizado na Avenida Beira Rio, das 9h às 12h, para entregar o projeto de trabalho para análise. Após a análise, serão convocados os projetos aprovados para a apresentação de toda a documentação a ser exigida. A lista com o resultado dos projetos aprovados será divulgada no dia 31 de maio.


*Áreas -* Em cada segmento, os projetos de trabalho apresentados deverão ter os seguintes eixos comuns: Transversalidade (ética pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, sexualidade, violência, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas); Educação Inclusiva; Educação para o trânsito; Etnia; Gênero e Cultura.


Os projetos aprovados serão desenvolvidos nas escolas da rede municipal, bem como em todos os Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). Os aprovados receberão recursos para desenvolverem as atividades. O valor é diferenciado, dependendo de cada projeto.



Editorial/ Blog
Via: PB Agora

quarta-feira, 9 de maio de 2012

CAMPINA GRANDE em 1º lugar: mesmo com divergências políticas, Veneziano e Daniella se unem e miram metralhadora em Ricardo Coutinho

Veneziano e Daniella engrossam coro e criticam Ricardo Coutinho por não investimentos no São João de Campina Grande

Mesmo em correntes políticas opostas, o prefeito de Campina Grande Veneziano Vital do Rego (PMDB) e a deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) deram declarações nesta quarta-feira (9) em desabono a postura adotada pelo Governo do Estado, que mais uma vez não patrocinará o Maior São João do Mundo na Rainha da Borborema.

Veneziano lembrou que desde o ano passado a gestão socialista impôs limitações financeiras para o patrocínio do evento.

“Há de se lembrar que desde dezembro de 2011, numa entrevista concedidas pelo governador que já dizia que não iria ajudar o Maior São João do Mundo, existe um fato preocupante, só que o interesse no final de 2011 era o de não ajudar Campina como não ajudou na edição passada”, desabafou.

Sentimento semelhante teve a deputada estadual Daniella Ribeiro que concedeu entrevista ao PB Agora e salientou que falta sensibilidade por parte do Governo Ricardo Coutinho com a cultura popular.

“Lamentavelmente presenciamos isso e não dá para reconhecer que o São João é um movimento cultural que tem a grande marca nacional e internacional em Campina Grande. Entendemos que o Governo não deveria escolher entre uma coisa ou outra e não há como se entender que desde o ano passado essa economia praticada pela gestão com demissões contra os mais humildes, pois é possível um atendimento aos municípios que estão sofrendo com a seca e se respeitar a manifestação cultural”, frisou Daniella.

Mesmo com os problemas enfrentados o prefeito Veneziano Vital do Rego revelou que pretende encerrar o ciclo político, na qual irá gerenciar o oitavo São João consecutivo com ‘chave de ouro’.

“Quero falar que vale a pena visitar Campina Grande Novidades. Estamos com uma nova estrutura no Parque do Povo que foi praticamente reconstruído, contando com um novo esgotamento sanitário, drenagem, um novo piso industrial e uma nova Pirâmide”, comemorou.

Analisando as declarações de ambos os políticos, levamos em consideração a máxima adotada por alguns lideres da cidade: “Os interesses de Campina estão acima de tudo!”



Editorial/ Blog
Via: PB Agora

terça-feira, 8 de maio de 2012

Audiência de Ricardo Coutinho com ministra do Planejamento será nesta 5ª

Audiência de Ricardo Coutinho com ministra do Planejamento será nesta 5ªA audiência do governador Ricardo Coutinho com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, foi adiada para a quinta-feira (10), às 10h, em Brasília.

A audiência estava prevista para a tarde desta quarta-feira (9), mas foi remarcada devido a compromissos surgidos na agenda da ministra.

Na pauta da audiência está a liberação de recursos para o socorro às pessoas afetadas pela estiagem na Paraíba e a discussão sobre a adoção de um conjunto de ações na área de infraestrutura, que poderão resultar num PAC do Semiárido, a fim de resolver de forma definitiva os problemas ocasionados pela seca.

No entendimento de Ricardo Coutinho, esse momento de estiagem é propício para se investir em infraestrutura, já que, por mais assistência que se dê agora, as populações não ficarão preparadas para futuras estiagens.

"Propus à presidente Dilma um conjunto de investimentos no semiárido, como abastecimento d'água, adutoras, saneamento básico. Inicialmente não houve uma posição, mas ela garantiu que iria dialogar com sua equipe de governo. Fiquei muito satisfeito porque a presidenta está levando a proposta em consideração e está tentando construir um PAC do Semiárido focado em ações estruturantes que em médio prazo resolvam de uma forma mais efetiva os efeitos da estiagem”, destacou o governador.

Situação de emergência- Ricardo manifestou sua preocupação com os efeitos da seca na Paraíba e nesta segunda-feira (7) decretou situação de emergência em 170 municípios afetados pelos efeitos da estiagem.

Ele ressaltou que mais de 2,6 milhões de pessoas estão sendo atingidos pela seca na Paraíba e que o momento requer um esforço conjunto do governo federal, estadual e dos prefeitos.




Editorial/ Blog
Via: PB Agora

quinta-feira, 3 de maio de 2012

MULUNGU REALIZA 1ª FESTIVAL DE REPENTISTAS E CANTADORES


Oliveira de Panelas e Bira Delgado
Daudeth Bandeira


O poeta e repentista Oliveiras de Panelas confirma presença e será a grande atração do I Festival de Repentistas e Cantadores em Mulungu-PB.
No próximo dia 12 de maio de 2012 acontecerá o I Festival de Repentistas e Cantadores em Mulungu. O Festival que terá sua primeira edição este ano, já começa com ares gigantescos e tem tudo para ser um grande sucesso, pois contará com a presença de grandes poetas e repentistas da atualidade, tendo em Oliveiras de Panelas sua grande estrela.
Além de Oliveiras de Panelas já está confirmada a presença de nada mais nada menos que dos poetas e repentistas Antonio Costa (Guarabira), Daudeth Bandeira (São José de Piranhas), Miro Pereira (Campina Grande), Luciano Leonel (Caruaru), Dimas Arruda (Mulungu), Jorge Nascimento (Pirpirituba), Pereira Santos (Solânea), bem como dos poetas e cantadores Bira Delgado (João Pessoa) e Jatobá (João Pessoa).
Segundo Dimas Arruda e Josinaldo Farias, dois dos organizadores do evento, a idéia é fazer o festival todo ano, sempre no segundo sábado de maio e transformá-lo data do calendário da cultura nordestina.
O evento que é organizado por Noaldo Meireles, Dimas Arruda e Josinaldo Farias, tem o apoio da Parnaso Recreativo da Poética Popular e conta com o patrocínio financeiro de comerciantes e empresários de Mulungu.
Local: 12 de maio de 2012, na Praça Santo Antonio, Centro, Mulungu-PB, a partir das 19h.



Editorial/ Blog
Via: Blog de William Santos