Ads 468x60px

.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Ficha Limpa deixa Cássio inelegível até 2014

Ficha Limpa deixa Cássio inelegível até 2014Ficha Limpa deixa Cássio inelegível até a eleição de 2014, mas tucano não corre risco de perder mandato no Senado

A Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/10) foi considerada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira, 16, mas as dúvidas sobre as novas regras de inelegibilidade não acabaram. Uma mostra de que a ficha limpa provoca diferentes entendimentos é o placar final na mais alta corte do país. Sete dos 11 ministros votaram pela validade da regra, aprovada e sancionada em 2010. Quatro foram contrários a ela.

Na cabeça dos eleitores, porém, dúvidas podem aparecer. Por conta disso, o Portal Congresso em Foco selecionou exemplos de políticos que passaram por problemas recentes na Justiça. No caso de alguns, a inelegibilidade vai existir para as próximas eleições. Para outros, a possibilidade de serem barrados já passou, e eles estão livres para disputar as eleições.

É preciso lembrar, porém, que a candidatura de alguns desses políticos não está barrada automaticamente. Qualquer um dos políticos alcançados pela lei pode, em tese, apresentar sua candidatura. Caberá à Justiça Eleitoral, com base na lei que o STF considerou agora constitucional, impugnar a candidatura.

Dono da maior votação ao Senado pela Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) teve o registro de candidatura indeferido por conta de uma condenação sofrida no TSE por abuso de poder econômico e político. A denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) apontou, na época, que Cunha Lima teria distribuído cheques para cidadãos de seu estado, por meio de um programa assistencial mantido pela Fundação Ação Comunitária (FAC), instituição ligada ao governo do estado.

No julgamento realizado na época, os advogados do tucano argumentaram que ele não poderia ser cassado por causa do programa social. Ele foi enquadrado na alínea “D” da lei, que prevê oito anos de inelegibilidade para quem for condenado pela Justiça Eleitoral em processos de abuso de poder.

De acordo com a ficha limpa, ele está inelegível até 2014. Cunha Lima, no entanto, permanece no Senado, já que as regras de inelegibilidade não valeram para a eleição passada. 



Editorial/ Blog
Via: PB Agora

PSL prepara ‘terreno’ para apoiar ex-maranhista e atrai pré-candidatos para confronto

 PSL prepara ‘terreno’ para apoiar ex-maranhista e atrai pré-candidatos para confrontoBayeux: PSL prepara ‘terreno’ para apoiar Expedito Pereira, do PSB, e atrai pré-candidatos a prefeito para um confronto; lista exclui Tony Cultura e insere quem não é candidato

A ideia é louvável e democrática, mas o verdadeiro objetivo está sendo discutido secretamente nos encontros de Expedito Pereira (PSB) e Zezito da Banca (PSL). O PSL está convidando os pré-candidatos a prefeito para expor projetos, ideias, pensamentos e plataformas de governo para seus pré-candidatos a vereador e para isso montou um calendário com dias e horários para os candidatos.

Não deixa de ser uma boa iniciativa, porém alguns detalhes do convite que está sendo enviado aos candidatos traduzem o que toda Bayeux já sabe. O PSL vai apoiar Expedito que, inclusive, já não tem guardado segredo da adesão. Por sua vez, o presidente Zezito da Banca se mantém firme e diz que o partido não fechou questão sobre isso, mas a sua participação em eventos de pré-campanha de Expedito é um sinal, mais que claro, que tudo já estaria definido.

A reunião que o PSL quer promover seria uma espécie de ‘preparação de terreno’ de adesão a Expedito numa estratégia bem montada para colocar os pré-candidatos de oposição frente a frente com os pré-candidatos a vereador do partido de Zezito numa artilharia pesada de ideias e denuncias.

Enquanto alguns veem com bons olhos, outros suspeitam dos reais interesses de um partido, que já teria seu candidato a prefeito, propor um debate com outros partidos. Pré-candidatos vão defender que a reunião deveria ser totalmente aberta, ampliada e discutida não só com pré-candidatos a vereador de apenas um partido, mas com o povo.

A agenda é contraditória. Ela afirma que o critério da ordem ‘balizou-se’ na pesquisa divulgada no mês de dezembro de 2011, porém, inseriu nomes que sequer foram citados na consulta, a exemplo de Marivaldo Gonçalo (PT do B) que reiterou que não pretende disputar a eleição. A agenda também excluiu o pré-candidato Tony Cultura (PSOL) que teve 2,2% das intenções de votos.

Outra contradição verificada é que a ordem dos candidatos também é completamente distinta. A agenda colocou Cariolando (PSDB) e Jonathas Souza (PMDB), 3º e 10º colocados, respectivamente na pesquisa, para o mesmo dia, enquanto que Expedito Pereira (PSB), 1º colocado, vai expor seus projetos com o último colocado, Berg Lima (PTN) que foi lembrado por uma (1) das 375 pessoas (125 foram brancos, nulos,nenhum, indecisos ou não souberam responder) que apontaram seus candidatos.

Na última pesquisa, Expedito foi lembrado por mais de 100 pessoas para indicação de voto nas eleições de outubro.

A segunda colocada na pesquisa, Sara Cabral (DEM), está agendada para o mesmo dia de Dr. Gutemberg (PT), penúltimo na pesquisa. Vereador Fofinho (PPL) vai expor seus projetos no mesmo dia que Dr. Francisco (PPS), acusado de negociata e que deve ser rifado pela direção da legenda. Dr. Vanildo Caetano (PSC) está agendado no mesmo dia que Quinto (PSD). E Marivaldo (PT do B) que confirmou que não será candidato não deve comparecer. Raimundo Furtado (PRP) vai discutir sozinho com os pré-candidatos a vereador do PSL.

A carta-convite do PSL esclarece que a confirmação deverá ser feita pelo pré-candidato, até oito dias antes da data estabelecida.


Editorial/ Blog
Via: PB Agora

NESTA 2ª: RC assina autorização de novas obras

NESTA 2ª: RC assina autorização  de novas obras O governador Ricardo Coutinho assina nesta segunda-feira (27) autorização para abertura de processos licitatórios de novas obras no Estado. A solenidade acontece às 10h, no Salão Nobre do Palácio da Redenção.


O evento vai contar com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Sermact), João Azevedo, do presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Deusdete Queiroga, do secretário executivo do PAC, Ricardo Barbosa, do superintendente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Carlos Pereira, do secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais, e do superintendente da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Orlando Soares de Oliveira Filho, além de outras autoridades.


Entre as obras cujas licitações serão autorizadas, estão de abastecimento d'água, inclusive construção de barragens e adutoras, de esgotamento sanitário, recuperação de estradas e construção de hospitais.


As obras contemplarão dezenas de municípios de todas as regiões do Estado, tais como João Pessoa, Coremas, Livramento, cajazeiras, Queimadas, Campina Grande, Alhandra, Araruna, Itaporanga, Patos, Sapé, Umbuzeiro, entre outros.



Editorial/ Blog
Via: PB Agora

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Professor União é o novo secretário adjunto do Esporte



Professor União é o novo secretário adjunto do Esporte Agra anuncia Professor União como secretário adjunto do Esporte

O prefeito Luciano Agra confirmou na manhã desta quarta-feira (15) que o professor de Educação Física e radialista Adenilson Maia, conhecido como Professor União, é o mais novo integrante da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele vai assumir como secretário adjunto da Secretaria de Esportes e Juventude. O anúncio foi feito via Twitter e na ocasião Agra ressaltou que mais ajustes na equipe de governo devem ocorrer e os anúncios serão feitos após o carnaval, quando também será a posse do Professor União.

Currículo – Adenilson Maia Correia Lima, ou professor União, tem 61 anos, é casado e formado em Educação Física. Trabalhou em diversos colégios da Capital, além do clube Cabo Branco, Federação Paraibana de Futebol e Futsal e a Federação Paraibana de Deporto Universitário, sempre atuando como professor, técnico e preparador físico.

Também tem no seu currículo a atuação como árbitro de Handebol, chegando a atuar em competições internacionais. Além disso, o Professor União atua há vários anos no jornalismo esportivo do Estado. Ele chega para reforçar a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação com o conhecimento técnico do setor de décadas dedicadas ao esporte regional.


Editorial/ Blog 
Via: PB Agora

EXCLUSIVO- Cartaxo abre o jogo, revela motivo de não querer mais se aliar com Ricardo Coutinho e dispara: “Não serve mais nem de referência”


EXCLUSIVO- Cartaxo abre o jogo, revela motivo de não querer mais se aliar com Ricardo Coutinho e dispara: “Não serve mais nem de referência”O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), em entrevista exclusiva ao PB Agora, na tarde desta quarta-feira (15), avaliou o posicionamento do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), no tocante a sua manobra de aproximação com o Partido dos Trabalhadores de João Pessoa, numa tentativa de aliança para a campanha municipal deste ano.

Cartaxo foi taxativo em dizer que uma resolução estadual do PT e a bancada do partido determinam uma oposição ao governo de Ricardo Coutinho e não existe possibilidade de aliança porque Ricardo sequer conseguiu cumprir os compromissos que prometeu na campanha.

O parlamentar disse que o governador, até hoje, não conseguiu cumprir os compromissos que assumiu com a população na campanha passada. “Ricardo Coutinho prometeu fazer quarenta anos em quatro. Nós estamos vendo, na verdade, um verdadeiro desastre em vários segmentos da administração, sobretudo na segurança pública”, detonou o parlamentar.

Luciano Cartaxo, que foi vice-governador no governo de José Maranhão, também criticou a forma que a saúde e educação do Estado está sendo tratada.

“A saúde estadual está caótica. O governador está privatizando hospitais públicos. Na educação não é diferente. Foram fechadas quase duzentas escolas e praticamente quebrando a autonomia da Universidade Estadual da Paraíba”, denunciou o petista.

Segundo Cartaxo, Ricardo não conseguiu fazer 10% do que prometeu a sociedade paraibana e não serve de referência para o PT. "Ele não nos serve de referência, por isso está descartada a aliança", falou.

O deputado afirmou que a bancada vai continuar na oposição a Ricardo Coutinho, “porque a Paraíba não merece um 2012 igual a 2011. O ano passado foi perdido para a Paraíba e até uma greve geral está sendo cogitada.”


Editorial/ Blog 
Via: PB Agora

Cidades da Paraíba são destaque

Cidades da Paraíba são destaqueCidades da Paraíba são destaques no caderno de destinos da CVC

Pela primeira vez, a agência de viagens CVC lançou um caderno de destinos destacando João Pessoa e a Costa do Conde, na Paraíba. A publicação dá detalhes sobre os produtos turísticos da Capital paraibana e a infraestrutura oferecida na Costa do Conde, no Litoral Sul, como hotéis, pousadas, restaurantes, bares e diversas opções de passeios recomendados pela operadora.

O catálogo oferece roteiros a partir de João Pessoa (destino indutor) para o litoral Norte, Caminhos dos Engenhos (Brejo). Outros atrativos turísticos de João Pessoa, a exemplos da Estação Cabo Branco, o Centro Histórico e as piscinas naturais de Picãozinho (praia de Tambaú) merecem destaque.

O objetivo da CVC, segundo a empresária Christine Pereira, da Luck Receptivo, uma das parceiras da operadora na Paraíba, é mostrar a importância do destino João Pessoa. “Temos opções para todos os gostos, seja sol e praia, histórico, cultural e gastronômico. João Pessoa é a cidade mais oriental das Américas, tem praias belas, gente hospitaleira e belezas naturais que chamam a atenção dos turistas”, ressaltou.

De acordo com a empresária paraibana, a Costa do Conde pode ser considerada o mais novo destino, já que fica a apenas 25 km da capital. “Tambaba foi a primeira praia oficializada de naturismo no Nordeste. Também temos nessa região outras praias lindíssimas, que podem ser exploradas por passeios de buggy”, explicou.

Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, a publicação do caderno de destino da CVC, pelo seu alcance, é um instrumento importantíssimo para a divulgação e comercialização do destino Paraíba. Ruth disse que o material promocional foi distribuído no Workshop da CVC, realizado recentemente em São Paulo, onde circularam mais de 12 mil agentes de viagens, e está disponibilizado nas lojas e receptivos dos parceiros da operadora.

A executiva lembrou que o fluxo de turistas trazidos pela CVC à Paraíba cresceu mais de 100% em janeiro deste ano em relação ao mesmo período de 2011. De acordo com dados da CVC, foram 2,3 mil turistas enviados ao Estado em janeiro do ano passado, contra 5.632 turistas registrados em janeiro de 2012. 




Editorial/ Blog 
Via: PB Agora

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Chico Belino Volta a Falar


Prefeitura de Mulungu Aumenta o numero de funcionarios de 465 em janeiro de 2011 para 520 em outubro de 2011 isto pode 55 pessoas a mais em poucos meses.
    • Claudemir Martins Podemos entender que em 2012 tem campanha! segundo informações ouvi um acordo entre veriadores e chamaram pessoas da reserva do ultimo concurso, mas infelizmente existem pessoas a provadas e não convocadas pelo atual gestor.


  • Por que será que a maioria dos veiculos de mulungu são alugados por que Ze leonel faz isto ao enves de comprar veiculos novos para o municipio ????????????????????????????????????????????????????????????
  • Eu to pensamdo como Mulungu ta desmantelado pelo amor de Deus pense num desmantelo de Administração um caos. Ze Leonel Não ta preocupado com nada so tem um jeito Mudança para melhorar Mulungu vamos mudar o PSDB ja teve sua vez e não disse pra que veio Mudança ja



Editorial/ Blog