Ads 468x60px

.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SÁBADO 23 DE JULHO BOSQUE





SÁBADO 23 DE JULHO BOSQUE HAPPY HOUR TODOS OS SÁBADOSNO GOLFINHO BESSA II ÀS 14 HRS
UPMIX DIVULGAÇÕES ®

Dom Aldo: poder público cede às chantagens de empresários de bebidas e autoridades fazem vista grossa





dom aldo
O arcebispo metropolitano Dom Aldo Pagotto, em entrevista ao programa Balanço Geral, da Correio Sat, confirmou para os ouvintes do programa que aderiu a Campanha Anjos da Vida, que tem o objetivo denunciar as imprudências no trânsito.
Dom Aldo afirmou categoricamente que as autoridades fazem “corpo mole diante das desgraças anunciadas” no trânsito.
O arcebispo denunciou que o poder público está cedendo às chantagens de empresários do ramo de bebidas alcoólicas e com isso facilitam o acesso de menores e motoristas ao álcool. “As autoridades fazem vistas grosas pelas chantagens de empresários dos ramos”.
O religioso lembrou que a bebida alcoólica é a porta de entrada para as demais drogas e atirou contra as autoridades, cobrando o cumprimento da Lei Seca e convocou a sociedade a interagir com a campanha. “Se não houver fiscalização nós fazemos papel de palhaços”.
Lançamento campanha
Nesta sexta-feira (22), às 18h, durante o programa Balanço Geral, acontecerá um ato público na Av, Epitácio Pessoa, em frente ao Extra, local onde ocorreu um acidente que chocou a Paraíba - dois jovens morreram em acidente, provocado por homem embriagado, no último final de semana.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Resgatados corpos de 12 vítimas da queda de avião no Recife

Avião da Noar caiu perto da Praia de Boa Viagem nesta quarta-feira (13).
FAB diz que piloto relatou pane 55 segundos após a decolagem.


A Defesa Civil informou que, até por volta das 13h desta quarta-feira (13), haviam sido resgatados os corpos de 12 das 16 vítimas do acidente aéreo ocorrido nesta manhã no Recife.

O acidente com um avião bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas ocorreu pouco antes das 7h. Ele decolou do aeroporto internacional do Recife com destino a Mossoró, no Rio Grande do Norte. Quatro minutos após a decolagem a aeronave com 16 pessoas a bordo caiu em um terreno perto da Avenida Boa Viagem. Bombeiros e Força Aérea Brasileira (FAB) comunicaram que não houve sobreviventes.
No Recife, ainda pela manhã, familiares foram encaminhados a um hotel para aguardar informações sobre o trabalho de resgate das vítimas. No Instituto de Medicina Legal (IML), os primeiros parentes começaram a chegar por volta do meio-dia. Três caminhões do IML, com capacidade máxima de seis corpos cada, foram deslocados para o local do acidente.
A expectativa é de que os corpos das vítimas comecem a chegar ao IML por volta das 14h.

No Rio Grande do Norte, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto onde o avião faria escala por volta das 8h. Eles foram encaminhados ao auditório da Infraero e orientados a aguardar informações da empresa. Até o fim da manhã, a lista dos passageiros não havia sido divulgada.
O acidente
Segundo a FAB, o piloto informou 55 segundos após a decolagem que o avião apresentava problemas. No relato à torre de controle, ele disse que tentaria pousar ainda na cabeceira 36 da pista do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, de onde partiu as 6h51. A intenção do piloto era fazer o pouso de emergência no sentido contrário ao da decolagem.
Dois minutos depois, às 6h53min57s, ele retomou o contato com os controladores de voo, dizendo, desta vez, que não chegaria à pista e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem. O centro de controle do espaço aéreo de Recife perdeu totalmente o contato com o avião e ele sumiu da tela do radar às 6h54min18s, quatro minutos após a decolagem.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que a aeronave acidentada “estava com a manutenção em dia” e que não irá suspender os voos da empresa.
Comunicado no Twitter
Pelo Twitter, a Noar Linhas Aéreas declarou que está sensibilizada com o acidente e que vai prestar todo o apoio aos parentes das vítimas. A empresa divulgou nota no fim da manhã informando que cancelou seus voos nesta quarta-feira.
Segundo a assessoria de imprensa da Noar, o avião estava em operação há um ano. A empresa afirma que suas duas aeronaves são bimotores LET-410 que foram comprados novos na República Tcheca. A empresa começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.
Conforme informações no site da fabricante, o primeiro avião comprado pela Noar saiu da República Tcheca em 9 de março de 2010. A segunda aeronave adquirida pela companhia decolou em direção ao Brasil em 4 de junho do ano passado.
Vítimas
Até o começo da tarde, a empresa aérea não havia divulgado a lista dos passageiros. Entretanto, entidades e empresas publicaram notas lamentando perdas no acidente.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza confirmou que o empresário André Louis Pimenta Freitas, de 39 anos, estava entre os passageiros. Segundo a nota, ele era filho do presidente da entidade, Francisco Freitas Cordeiro.
A Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 4ª Região Fiscal informou que a delegada Carla Sueli Barbosa Moreira, da delegacia da Receita Federal do Brasil em Mossoró (RN), estava no avião que caiu no Recife.
Entre as vítimas estaria também Antonia Fernanda Jalles, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com Teresa Régia de Medeiros, vice-diretora do Núcleo de Educação Infantil, da UFRN, a professora estava no voo que sofreu o acidente e viajava a serviço. Ela era mestre e doutora em processo de aprendizagem no contexto bilíngue.
Natan Braga, de 39 anos, também estava entre os passageiros. Ele trabalhava na Supergasbras e, segundo sua mulher, viajava a trabalho. "Eu estava dormindo quando soube do acidente e vim direto para cá [o local do acidente]", afirmou Ana Claudia, emocionada, em entrevista ao G1.

Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou que enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.

Arte sobre a queda do avião bimotor no Recife (Foto: Arte/G1)


Avião cai no Recife e deixa 16 mortos, diz Corpo de Bombeiros

Queda ocorreu após decolagem às 6h51 desta quarta-feira (13).
FAB diz que bimotor da Noar relatou pane e caiu perto de avenida.

Do G1, em São Paulo
Avião caiu em terreno baldio no Recife (Foto: Rodrigo Siqueira do Nascimento/VC no G1)Avião caiu em terreno baldio no Recife (Foto: Rodrigo Siqueira do Nascimento/VC no G1)
Um avião de pequeno porte caiu na manhã desta quarta-feira (13) no Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros de Pernambuco e a assessoria de imprensa da Aeronáutica, 16 pessoas morreram no acidente.  A aeronave foi encontrada por volta das 7h em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem.
A aeronave é um bimotor da empresa Noar Linhas Aéreas que partiu por volta das 6h51 do Recife com destino a Mossoró, com escala em Natal, conforme a Força Aérea Brasileira (FAB). Assim que decolou, o piloto informou à torre de controle que estava em emergência e tentou fazer um pouso forçado em um terreno próximo à praia de Boa Viagem, no Recife.
Recife (Foto: Arte/G1)
Testemunhas relataram aos investigadores da FAB no local que o avião explodiu.
A empresa Noar informou que o avião estava em operação há um ano. Segundo a assessoria de imprensa da companhia, os dois aviões bimotores LET-410 foram comprados novos na República Tcheca. A Noar começou suas operações diárias no Nordeste em 14 de junho de 2010.
Parentes
Segundo a assessoria do Aeroporto Internacional Augusto Severo, localizado em Parnamirim (RN), a 18 quilômetros de Natal, parentes de vítimas começaram a chegar ao aeroporto por volta das 8h e estavam sendo encaminhadas ao auditório da Infraero.

Investigação
A Anac informou por volta das 9h30 que estava apurando informações sobre a situação da empresa Noar e da aeronave.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) confirmou enviou uma equipe para iniciar as investigações para fins de prevenção. O laudo sobre as causas da queda ainda não tem prazo para ser concluído.
Nota da FAB
Leia abaixo a íntegra da nota da Aeronáutica sobre o acidente:
"O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira, 13 de julho, às 06:51h (horário de Brasília), uma aeronave bimotor L410 da Empresa Noar Linhas Aéreas decolou do Aeroporto de Recife. Ato contínuo declarou estar em situação de emergência e que tentaria pousar na praia de Boa Viagem.
A aeronave acidentou-se em um terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem, com totais perdas humanas e materiais.
No plano de voo foi informada a existência de 16 pessoas à bordo. Tal informação foi ratificada pela tripulação quando em contato inicial com a torre de controle, antes da decolagem.

A Aeronáutica iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente."
A empresa Noair informou que opera há um ano em Pernambuco e que possui duas aeronaves compradas na República Tcheca.


Editorial/ Blog
Via: G1

terça-feira, 12 de julho de 2011

MP investiga 49 esquemas de lavagem de dinheiro em JP

O Ministério Público está investigando 49 esquemas de lavagem de dinheiro em curso em João Pessoa. A capital se transformou, segundo o procurador José Raimundo, na quinta maior lavanderia do País.
Lavagem de dinheiro
Lavagem de dinheiro
“As investigações surpreendem e envolvem pessoas importantes da Paraíba”, antecipa o procurador.
José Raimundo revelou que já foram detectados também conexões interestaduais nas operações de lavagem.
“É um rede de grande alcance”, disse.
Os esquemas tentam legalizar, principalmente, dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
“Mas também envolvem outras origens ilícitas”, informou o procurador.
Ele disse ainda que a operacionalidade dos esquemas, e os envolvidos, serão divulgados em breve pelo Ministério Público, que aguarda tramitações judiciais.
“Dependemos apenas da Justiça para expor estes dados, o que ocorrerá muito em breve”, finalizou.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

Continuam investigações sobre explosão a banco em Alagoinha

Três pessoas suspeitas de participarem do crime foram ouvidas. Armas e munições foram encontradas nas casas dos detidos em flagrante.


Mais três pessoas foram levadas para a Delegacia de Polícia na cidade de Alagoinha para serem ouvidas a respeito da explosão da agência do Banco Bradesco da mesma cidade na madrugada desta terça (12)
Na manhã de hoje, foram presos em flagrante na zona rural de Mulungu, e portando a quantia de 7 mil e 800 reais, Manoel Messias Matias de Oliveira, conhecido como “Patola”, 38 anos, residente na Rua Eloi de Martins, e Manoel Messias Elias dos Santos, O “Menininho”, 42 anos, morador da Rua José Belo, ambos de Alagoinha.
Após a prisão dos acusados, o Polícia realizou buscas e encontraram 10 munições de calibre 38, um revólver, e uma moto com placa adulterada na residência do “Menininho”; e 12 munições de 380, 4 munições de 38, e grampos na casa do “Portela”.
De acordo com o Comandante da 4º Batalhão de Polícia Militar, o Tenente Coronel Ysmar, nos últimos dias havia informações que uma explosão a banco ocorreria provavelmente na cidade de Cuitegí, e uma campana foi montada na referida cidade. Porém, tais dados confundiram a Polícia e o fato aconteceu mesmo no município de Alagoinha. O mesmo enfatizou que as diligências continuarão no percaço dos integrantes da quadrilha.
O superintendente regional da Polícia Civil, Norival Portela, está acompanhando de perto as investigações, e disse acreditar que com a prisão dos acusados, as ações criminosas deste tipo tendem a diminuir, podendo até cessar. Segundo o mesmo, os detidos são suspeitos de também cometerem outros crimes com as mesmas características em outras cidades da região.



Editorial/ Blog
Via: Portal Araçagir

Assalto ao Banco do Brasil de Marí gera troca de tiros entre Polícia e Bandidos

Houve clima de pânico na cidade e testemunhas afirmaram que os criminosos usavam armas de grosso calibre. Veja imagens do local.

Por volta das 11h 40min desta segunda-feira (11) uma ação criminosa envolvendo um bando fortemente armado contra a agência do Banco do Brasil localizada na Rua Antônio de Luna Freire na cidade de Mari-PB, resultou na troca de tiros com Policiais Militares e Seguranças do Banco.

Informações dão conta de que a ação contou com a participação de quatro elementos em duas motocicletas. No momento em que dois dos bandidos saiam da agência com sacolas, possivelmente fruto do roubo, se depararam com uma viatura da PM que passava no local. Houve troca de tiros, e quando os indivíduos fugiam a Polícia recebeu a informação que haviam mais dois meliantes dentro da agência.

Para garantir a segurança durante a fuga, os dois últimos bandidos fizeram um refém na saída, porém foram surpreendidos pela falha da moto que usariam para escapar. Sem alternativa, andaram com o refém por cerca de 100 metros até tomar outra moto por assalto, largarem o refém e fugarem.

De acordo com as informações Policiais, todos os quatro elementos estavam portando armas entre revolver, espingarda calibre 12 e pistola.

Houve clima de pânico na cidade e testemunhas chegaram a passar mal após o crime, contudo não houve feridos. Da ação sobraram marcas de balas dentro da agência, vidraças estilhaçadas e capsulas da espingarda no interior do banco.

Essa é a segunda vez que o Banco do Brasil da cidade de Mari é alvo dos criminosos apenas este ano. Não se tem informações da quantia levada da agência.

A Polícia tenta capturar os bandidos que foram em direção às cidades de Araçagi e Mamanguape, diversas viaturas estão na operação.



           

Bandidos explodem caixa do Bradesco; acusados presos

Os crimes envolvendo explosões a banco na Paraíba não param. Na madrugada desta terça-feira (12), homens armados explodiram um caixa eletrônico do Bradesco, na cidade de Alagoinha, no Brejo paraibano. Dois acusados foram presos.
Ação dos bandidos na madrugada
Ação dos bandidos na madrugada ( foto: Blog do Cristiano Alves)
Segundo informações do radialista Clemilson Alves, por volta das 03h20, homens em motos montaram os explosivos e acionaram as bananas de dinamites. O impacto foi tão forte que partes do caixa eletrônico ficaram espalhadas na rua.

Agência do Bradesco explodida
Agência do Bradesco explodida ( foto: Blog do Cristiano Alves)
 
 
Moradores acordaram assustados e acionaram a Polícia. Os bandidos fugiram levando todo o dinheiro existente no caixa eletrônico.
Dois suspeitos foram presos minutos depois na cidade de Mulungu.































Editorial/ Blog 
Via: Portal Correio

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paraíba é o estado com maior redução no número de óbitos por dengue

O Ministério da Saúde divulgou o balanço do primeiro semestre de 2011 sobre a situação de dengue no país. De janeiro ao início de julho, foram confirmados no Brasil 8.102 casos graves da doença, contra 14.685 no primeiro semestre de 2010. A maior parte (57%) está concentrada nas regiões Sudeste e Nordeste, nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Ceará.
O novo boletim da dengue divulgado nesta segunda-feira (11), referente à semana epidemiológica 26, que vai de 26 de junho a 2 de julho, revela que foram notificados 1.258 novos casos da doença na Paraíba. Ao todo são 10.698 notificações este ano, sendo 5.004 de dengue clássica, 79 com complicação e 62 do tipo hemorrágico. Aguardam confirmação 3.808 casos e 1.744 foram descartados. Um óbito foi registrado até agora.
Em relação ao boletim anterior houve aumento de 11 casos de dengue com complicação e 4 de hemorrágica, totalizando 141 casos das formas graves da doença.
Avaliando comparativamente o número de casos graves da Paraíba em relação ao total de casos graves do Brasil se observa que até 2 de julho deste ano foram registrados 141 casos graves da doença, o que representa 1,7% dos casos graves do país, e, 2,9% do total de casos graves da Região Nordeste.
Outro ponto é que apesar do aumento do número de casos graves em relação ao ano de 2010, a Paraíba é o Estado do Nordeste com maior redução no número de óbitos. Provavelmente, este resultado está acontecendo pelo reforço das ações voltadas ao paciente com dengue, baseado na classificação de risco, o que qualificou a assistência.
Outra ação da Secretaria de Estado da Saúde que contribuiu para a redução de óbitos foi a confecção e distribuição de material para consultórios que orienta o profissional a classificar o paciente de forma prática e direciona a conduta a ser aplicada de imediato.


Editorial/Blog
Via: Portal Correio

Van de cantor sertanejo bate com 9 pessoas no ES

van
Quatro pessoas ficaram feridas em um acidente na manhã deste sábado (9), no quilômetro 331 da BR 101 Sul, em Guarapari. A Van do cantor sertanejo Rodrigo Bala se envolveu na batida com um veículo de passeio. Segundo o motorista do cantor, José Tênes, o condutor do Uno Mille tentou fazer uma ultrapassagem proibida.
Nove pessoas estavam dentro da Van, mas ninguém se feriu. Já no Uno Mille, quatro pessoas sofreram lesões. Elas foram socorridas pelo Samu 192, pelo Corpo de Bombeiros e foram encaminhadas para hospitais na Grande Vitória. Três pessoas foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento de Guarapari e uma, para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.
A equipe do cantor voltava de um show em Itaipava, no litoral Sul do Espírito Santo. Rodrigo Bala não estava na Van. Ele voltou do show em um carro particular.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

domingo, 10 de julho de 2011

Prefeituras recebem 23% a menos de FPM

Foram creditados, nesta sexta-feira (08), nas contas das 5.564 prefeituras de todo país, os recursos referentes ao primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) do mês de julho. O total creditado, segundo levantamento da União Brasileira de Municípios (UBAM), foi de R$ 1.728.644.732,06, já descontado o Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb). Sem esse desconto o montante seria de R$ 2.160.805.915,08.

Segundo o presidente da UBAM, Leonardo Santana, esse primeiro repasse foi 23% menor se for comparado ao do mês passado. O que demonstra, segundo ele, a inconstância econômica que impulsiona os Municípios ao descrédito de suas possibilidades de planejamento financeiro, tendo em vista que os Prefeitos nunca têm certeza se terão recursos em caixa para garantir as principais demandas das prefeituras, significando isso um retrocesso imenso que fere o pacto federativo, considerando que a União tem o dever de manter os entes federados em condições de garantirem os serviços à população, independentemente do aumento ou diminuição da carga tributária, o que não vem acontecendo, pois, assegurou Leonardo, o governo da União possui recursos num montante nunca registrado na história, com uma arrecadação recorde, inclusive com dinheiro para emprestar ao FMI, deixando de lado suas principais atribuições.

Leonardo, no entanto, reconheceu que os recursos do Fundo de Participação dos Municípios têm registrado uma pequena recuperação, se comparado a 2010, porém ele advertiu que se esses recursos chegassem a triplicar durante um ano não seria o suficiente para repor as perdas registradas nos repasses, que chegam a mais de R$ 4 bilhões de reais nos últimos três anos.

 “A UBAM orienta os Prefeitos e Prefeitas para que tenham muita cautela em relação ao comprometimento das receitas, pois não esperamos aumento nos meses que se seguem. É preciso ainda administrar em estado de alerta, mantendo a máquina administrativa equilibrada e procurando outras fontes de geração de recursos, para que os Municípios possam deixar essa dependência dos recursos do FPM, até que consigamos sensibilizar o governo da União a não governar sozinho, quando o assunto em pauta é a divisão do bolo tributário”. Finalizou o Leonardo Santana.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

sábado, 9 de julho de 2011

Cássio apela ao STF para que determine ao TRE que o diplome senador


O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu pedido de liminar em Ação Cautelar (AC 2923) do candidato ao Senado Federal pela Paraíba Cássio Cunha Lima. Com o argumento de que teve seu recurso provido pelo STF, o ex-governador do Estado pede que a Corte determine ao Tribunal Regional Eleitoral paraibano sua imediata diplomação.
Candidato ao Senado nas eleições de 2010, Cássio teve seu registro indeferido pela Justiça Eleitoral, uma vez que o TSE confirmou sua cassação em 2009 por abuso de poder econômico e pela prática de conduta vedada a agente público. Com isso, ele teria ficado inelegível por oito anos, a partir de 2006, com base na chamada Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010).
Contra a decisão do TSE que confirmou o indeferimento de seu registro, o candidato recorreu ao STF por meio de Recurso Extraordinário (RE 634250).
Depois da decisão da Suprema Corte no caso do RE 633703, em que os ministros decidiram que a Lei da Ficha Limpa não se aplicava às eleições 2010 por conta do princípio da anterioridade da lei eleitoral, em 3 de maio o relator do recurso de Cássio, ministro Joaquim Barbosa, deu provimento ao RE e deferiu o registro do candidato.
Os advogados de Cássio Cunha Lima pediram, então, que essa decisão fosse comunicada ao TRE-PB e ao TSE, bem como ao Senado Federal.
Contudo, adversários do candidato recorreram contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa, pedindo que os autos fossem devolvidos ao TSE, para que aquela corte decida se, afastada a Lei Complementar 135/10, incidem no caso as demais hipóteses de inelegibilidade constantes da LC 64/90 – mais especificamente o disposto na alínea “h” do inciso I do artigo 1º da norma. Pediam, ainda, que fosse excluída dessa alínea a necessidade de trânsito em julgado.
Por conta do início do período de recesso forense, a defesa de Cássio Cunha Lima ajuizou a ação cautelar. Para a defesa, diante da decisão do Supremo no RE 633703, com repercussão geral reconhecida, não há justificativa para retardar-se a adequação do resultado eleitoral na Paraíba ao entendimento fixado pelo STF.
A defesa diz que não cabe o argumento dos autores do recurso contra a decisão do ministro Joaquim Barbosa, até porque a matéria não foi analisada pelo TSE, não tendo sido sequer mencionada nas contrarrazões do RE apresentadas ao Supremo. “Constituindo, pois, indevida inovação, não pode o tema ser conhecido por esse egrégio Tribunal, o que inexoravelmente resultará no não conhecimento dos regimentais [recursos] interpostos”.
Além disso, a cassação de Cunha Lima ainda não teria transitado em julgado, haja vista que estão pendentes de julgamento recursos da defesa, “não havendo, portanto, que se falar na causa de inelegibilidade descrita na invocada redação anterior da alínea “h” do inciso I do artigo 1º da LC 64/90, que expressamente alude a sentença transitada em julgado”, afirma a defesa.
Com estes argumentos, e ponderando que os recursos dos adversários seriam meramente protelatórios, os advogados de Cássio Cunha Lima pedem que o STF conceda a liminar, determinando ao TRE da Paraíba que proceda, imediatamente, à diplomação do candidato no cargo de senador da República.





Editorial/ Blog
Via: Portal Midia.Net

Radares na BR-230 multam mais de 15 mil motoristas em nove dias; veja trechos e valores

Mais de 15 mil motoristas foram multados no trecho que compreende o Km 16 e o Km 22 da BR-230, em João Pessoa, por trafegar acima da velocidade permitida.
As infrações foram flagradas por cinco radares instalados há menos de um mês pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) e ocorreram em apenas nove dias - de 22 a 30 de junho. O maior número de infrações foi registrado no Km 16,3, nas proximidades da Faculdade Asper: 4.781 motoristas foram multados, correspondendo a 3,04% dos 157.301 veículos que passaram pelo local no mesmo período.
Ao todo, 15.441 motoristas ultrapassaram a velocidade permitida no período de nove dias. Em média, são 1.715 infrações por dia e 71,48 por hora. Proporcionalmente, o segundo trecho com maior número de infrações é o Km 20,5, sentido João Pessoa/Cabedelo, no trevo da UFPB. Dos 125.751 automóveis que passaram pelos radares, 2.087 infringiram a lei, o equivalente a 1,65% do total. Já em números absolutos, o Km 22, nas proximidades do Unipê e no mesmo sentido, possui o segundo maior número de infrações: 3.790. Pelo local, passaram 291.556 automóveis de 22 a 30 de junho.
Em nove dias, o fluxo de veículos nos cinco pontos onde os radares foram instalados foi de 1.066,139 automóveis - 1,4% do total (15.441) ultrapassaram a velocidade permitida. Nos próximos dias, os motoristas infratores serão notificados pelo Dnit. Após a notificação, eles terão 30 dias para recorrer da multa. A defesa deve ser apresentada na Junta Administrativa de Recursos de Infração (Jari) do Dnit, localizado na Av. Coronel Estevão D’Avilla Lins, 392, em Cruz das Armas. Depois de julgado, a ação ainda cabe recurso no prazo de 30 dias.
O condutor que ultrapassar até 20% do limite da velocidade, cometerá uma infração média, com penalidade de multa de R$ 85,13 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Quem ultrapassar mais de 20%, a infração é tida como grave e será multado em R$ 127,69, mais cinco pontos na CNH. Se ultrapassar o limite de velocidade acima de 50% a infração é considerada gravíssima e a multa aplicada será de R$ 574,62, mais sete pontos na carteira.

MULTAS POR TRECHOS
Endereço
Sentido
Período da informação
Fluxo veículos
Imagens Infratores
%
BR 230/PB - Km 16,3
JOAO PESSOA, faculdade Asper
Crescente
22/06/2011 a 30/06/2011
157.301
4.781
3,04
BR 230/PB - KM 22
JOAO PESSOA, depois do Unipê
Crescente
22/06/2011 a 30/06/2011
262.829
1.797
0,68
BR 230/PB - Km 20
JOAO PESSOA, trevo da UFPB
Crescente
22/06/2011 a 30/06/2011
228.702
2.986
1,31
BR 230/PB - KM 22
JOAO PESSOA, depois do UnipÊ
Decrescente
22/06/2011 a 30/06/2011
291.556
3.790
1,29
BR 230/PB - KM 20,5
JOAO PESSOA, trevo da UFPB
Decrescente
22/06/2011 a 30/06/2011
125.751
2.087
1,65
Veja na íntegra a reportagem, na edição do Jornal Correio deste sábado (9).



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

Cássio: 'Não deixarei de lutar por respeito a PB'

O senador eleito Cássio Cunha Lima (PSDB), desabafou no microblog, Twitter, nesta sexta-feira (8), sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que indeferiu na tarde de sexta a Ação Cautelar 2923, pedindo a posse imediata de Cássio no Senado.
Ele lamentou que a decisão do STF, possa estar desvalorizando o eleitor, pois a sua eleição trata-se da vontade do povo.
O que chama a atenção neste caso é a desvalorização do eleitor. Não é um mandato em jogo. Trata-se da soberania popular.
Em outro momento, ele disse que vai esperar até agosto pelo povo. “Não deixarei de lutar pelo respeito ao seu voto”, comentou Cunha lima.
Estou firme, sereno, tranquilo e confiante. Vamos esperar agosto. Não deixarei de lutar pelo respeito ao seu voto.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

92% dos turistas querem voltar a CG, diz pesquisa

O Maior São João do Mundo, de Campina Grande, atrai visitantes de todo o Brasil e várias partes do mundo. Por isso o Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais da Paraíba (Ifep-PB) realizou, pela primeira vez, uma grande e importante pesquisa com os turistas presentes em Campina durante os festejos juninos. De acordo com o levantamento, 92,39% dos visitantes pretendem retornar à Campina para o Maior São João do Mundo e 95,43% indicam os festejos da cidade como roteiro turístico.
A pesquisa ouviu 400 turistas entre os dias 20 e 26 de junho de 2011, escolhidos de forma aleatória, em diversos pontos turísticos, pousadas, hotéis, bares, restaurantes, aeroporto, terminais rodoviários e em diversos pontos turísticos de Campina Grande.
Dentre os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar Campina Grande, 77,41% afirmaram que foi graças à festa de São João, seguido por visita a parentes e amigos (10,15%). No que se refere aos motivos que levaram o entrevistado a escolher a cidade para o turismo de lazer, destacaram-se as festividades juninas, com 51,78% das respostas.
Desse grupo, 53,81% afirmaram que já conheciam o São João de Campina. O segundo motivo mais citado pelos visitantes foi a indicação de parentes ou amigos (40,10%). Por outro lado, a indicação de agências de viagens e a propaganda e publicidade do estado ficaram apenas com 3,81% e 10,66% dos entrevistados, respectivamente.
Em relação à expectativa do turista após conhecer a cidade de Campina Grande, em especial o Maior São João do Mundo, 76,14% afirmaram que foi correspondida, enquanto 18,02% disseram ter sido superada. Apenas 4,57% afirmaram que sua expectativa ficou abaixo do esperado.
No que se refere à forma de planejamento da viagem, 36% do total de visitantes estava no São João acompanhado por seus familiares, em seguida aparece os que estavam viajando em grupo (30%). Os que vieram em excursão atingiram 16% dos entrevistados.
Sobre o que mais gostaram na cidade, as atrações juninas foram as mais citadas, com 35,53% das respostas, seguidas pelo clima (18,53%), a receptividade do campinense (15,23%). Cerca de 96% das pessoas deram o conceito “ótimo ou bom” para a receptividade do povo de Campina.
O gasto médio por turista observado pela pesquisa foi de R$ 624,99. O principal gasto declarado por eles foi com diversão (45,69%), alimentação (37,31%), compras (17,26%) e hospedagem (12,69%).
De acordo com o estudo, 46% dos turistas vieram pela primeira vez conhecer o Maior São João do Mundo, enquanto que 54% já visitaram pelo menos uma vez o evento. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio, esse fato se configura num elemento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística da cidade por indicar um elevado grau de satisfação do turista.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

Minha Casa, Minha Vida invade área do aeroporto

O superintendente regional da Infraero (Empresa Brasileira de Infeaestrutura Aeroportuária), Fernando Nicácio da Cunha Filho, denunciou, a ocorrência de diversas construções ilegais no entorno do aeroporto Castro Pinto, na Grande João Pessoa.
Ele alertou que essas ocupações podem colocar em risco o crescimento do número de voos para o equipamento e até de acidente aéreo. Entre os responsáveis pelas ocupações estão casas o Programa Minha Casa Minha Vida, construção de um prédio do campus da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), casas de populares, inclusive, com canalização de esgotos para dentro da área do aeroporto.
Outro problema apontado pelo superintendente foi a concentração de um depósito de lixo doméstico ao lado do terminal, fato que contribui para atrair animais como bovinos, cachorros e, principalmente, urubus. O urubu, avaliou Nicácio, é capaz até de derrubar um avião caso venha a ser engolido pela turbina de uma aeronave.
O Superintendente foi enfático ao garantir que “se as prefeituras não adotarem as providências necessárias para fazer impor a lei que restringe as construções ilegais, a Infraero deverá recorrer ao Ministério Público, pois se trata de garantir a segurança das pessoas e o desenvolvimento da Paraíba”.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Nova diretoria do Trauma de JP concederá entrevista coletiva

 
Hospital de Trauma
A nova diretoria do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, concederá uma entrevista coletiva à imprensa na próxima quarta-feira (13), às 11h.
Na ocasião, estarão presentes o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza, e o consultor da Cruz Vermelha, Edmund Gomes.
Leia Mais: RC anuncia contratação de Cruz Vermelha para administrar Hospital de Trauma; veja o que muda
A entrevista será no auditório do Hospital e a Secretaria estadual de Saúde deve explicar todos os motivos pelos quais a mudança vai acontecer.
A principal delas é a redução de custos, que atualmente atinge R$ 10 milhões/mês.
“Com a entrada da Cruz Vermelha, o Estado repassará R$ 6 milhões/mês”, informou o governador Ricardo Coutinho, garantindo que, apesar da redução de orçamento, o Trauma dinamizará o atendimento, ampliando o volume de atendimentos, cirurgias e exames.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

Tribunal de Justiça da Paraíba inicia nesta sexta Processo Judicial Eletrônico com 1ª tramitação pela internet

O Processo Judicial Eletrônico – PJE, que vai permitir a tramitação de processos na Justiça estadual sem a utilização do papel, ou seja, através da internet, começa a funcionar a partir desta sexta-feira (8), às 10h, na 3ª Vara Mista da Comarca de Bayeux.
Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, juntamente com representantes da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública e demais partes integrantes do processo, acompanham a entrada da primeira petição digital numa vara da Justiça Comum, um fato inédito em todo o país, já que os procedimentos que existem em outros tribunais utilizam os juizados especiais.
O processo de virtualização da Justiça estadual, que começa na 3ª Vara Mista da Comarca de Bayeux, será restrito aos feitos de família. Estão entre as unidades que serão piloto na expansão do sistema em todo o estado - de acordo com a resolução nº 25, aprovada pelo Tribunal Pleno, as 3ª e 4ª Varas da Comarca de Cabedelo, na relação com os feitos executivos fiscais, o Juizado Especial Misto da Comarca de Santa Rita e a 2ª Vara da Comarca de Itabaiana, nos feitos restritos à infância e juventude.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

RC convoca 249 concursados da Cagepa

O governador Ricardo Coutinho autorizou a contratação de 249 candidatos aprovados no concurso público promovido em 2008 pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para preenchimento de vagas existentes no seu quadro efetivo de pessoal.
Foram oferecidas vagas para os cargos de agente operacional, motorista, laboratorista, operador de equipamento, analista de sistemas, agente de manutenção, atendente comercial e leiturista.
Assinada pelo diretor presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga Filho, e pelo diretor administrativo-financeiro do órgão, Jorge Gurgel de Souza, a convocação dos candidatos estabelece o período de 12 a 25 de julho para a apresentação dos candidatos.
Os convocados devem comparecer à sede da empresa estatal, localizada à Rua Feliciano Cirne, s/n, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa/PB, para realização de exames médicos e apresentação dos documentos necessários à investidura dos cargos para os quais foram aprovados e classificados.
Segundo a relação que sai publicada na edição desta sexta-feira (8) do Diário Oficial do Poder Executivo, estão sendo convocados candidatos para assumirem cargos nos seguintes postos da Cagepa:
Alagoa Grande (5), Alto Piranhas (3), Areial (2), Aroeiras (2), Araçagi (1), Arara (1), Bananeiras (3), Bayeux/João Pessoa (2), Boqueirão (3), Borborema (5), Brejo do Cruz (1), Cabedelo/João Pessoa (3), Cajazeirinhas (1), Cajazeiras (10), Campina Grande (20), Campina Grande-Cuité/Gravatá (2), Capim (2), Capim/João Pessoa (9), Catingueira (2), Catolé do Rocha (3), Catolé do Rocha/Sousa (2), Condado (2) e Conde/João Pessoa (3).
E mais:
Congo (2), Cruz do Espírito Santo (3), Cruz do Espírito Santo/João Pessoa (7) e Cuité de Mamanguape (2), Desterro (1), Diamante (1), Dona Inês (1), Duas Estradas/Belém (1), Espinharas (2), Gravata (8), Guarabira (19), Gurinhém (1), Jacaraú (4), Jacumã (1), João Pessoa (2), Juarez Távora (1), Litoral (6), Malta (2), Malta/Patos (2), Mari (2), Massaranduba (2), Monte Horebe (1), Monteiro (3) e Mulungu (2).
E ainda:
Natuba (1), Nova Floresta (1), Nova Palmeira (2), Ouro Velho (3), Patos (12), Piancó (1), Pilões (1), Pilões/Pilar (1), Pirpirituba (5), Pombal (1), Regional do Litoral (3), São José dos Cordeiros (2), Santa Cruz (3), Santa Rita/João Pessoa (16), Santa Rita (1), Solânea (3), São Bento (1), São José de Caiana (4), São Mamede/Patos (3), Sede (6), Solânea (3), Sousa (3), Sousa/Cajazeiras (1), Sumé (2), Tavares (2), Uiraúna/Sousa (3).



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

Enem terá 5,4 milhões de candidatos; prova em outubro

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá 5,4 milhões de candidatos aptos a realizar a prova neste ano, segundo informou a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman. O Inep é o órgão vinculado ao Ministério da Educação responsável pelo exame.
Os dados foram fechados nesta quinta-feira (7) após contabilizados os pagamentos das inscrições. A presidente do Inep não soube precisar o número de 2011 comparado com o do ano passado, mas afirmou que foi superior.
"Esse número superou a expectativa e reafirma a posição de que cada vez mais o Enem se insere no cotidiano da educação brasileira. A resposta foi mais significativa, evidenciando que o instrumento [exame] está se fortalecendo cada vez mais", disse Malvina.
O Enem teve mais de 6,2 milhões de inscrições, segundo informações do MEC. O exame anterior teve 4,6 milhões de inscritos.
Provas
As provas, em 22 e 23 de outubro, serão realizadas em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1.599 municípios e mais de 6 mil escolas estão no processo. O Inep já marcou outro Enem para o primeiro semestre do ano que vem, nos dias 28 e 29 de abril de 2012.
O candidato deverá guardar o número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo do Enem, como realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os melhores classificados no Enem para vagas em universidades públicas cadastradas. Também serão usados nos programas de bolsa de estudos (ProUni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação.
Provas
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio:
- ciências humanas e suas tecnologias: história, geografia, filosofia e sociologia;
- ciências da natureza e suas tecnologias: química, física e biologia;
- Linguagens, códigos e suas tecnologias e redação: língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação;
- Matemática e suas tecnologias: matemática.
Para a realização das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Era dia 1º: governo adia convocação de policiais civis

A Secretária de Administração do Estado Livânia Farias informou na manhã desta quinta-feira (7) que não há data certa para nomeação dos concursados da Polícia Civil. A publicação do ato no Diário oficial depende ainda de alguns ajustes administrativos.
De acordo com Livânia Farias, um levantamento está sendo realizado no decorrer do mês de julho com o objetivo de organizar a preparação da portaria.
“O próprio governador vai anunciar as nomeações quando elas estiverem para ocorrer”.
A secretária informou ainda que na próxima nomeação, cerca de 100 pessoas devem ser contempladas.
Em entrevista ao Portal Correio no dia 15 de junho de 2011, a secretária informou que as nomeações iriam ocorrer a partir do dia 1º de julho e deveriam encerrar no dia 1º de setembro.
“O restante dos 424 concluintes do curso preparatório que ainda não foram convocados serão nomeados em duas etapas".


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

quarta-feira, 6 de julho de 2011

3 cidades PB são destaques no Câmera Record

As cidades paraibanas de Cabaceiras, Rio Tinto e Salgadinho serão destaques na programação da Rede Record de Televisão, nesta sexta-feira (8), a partir das 23h15. O programa Câmera Record vai levar ao ar a primeira de uma série de matérias produzidas em junho por uma equipe capitaneada pelo repórter Jésus Mosquéra.
A equipe desembarcou na Paraíba no dia 30 de junho e permaneceu percorrendo várias cidades (João Pessoa, Conde, Cabaceiras, Rio Tinto, Salgadinho e Campina Grande) durante catorze dias. O objetivo, de acordo com a produtora Mariana Gomes, é mostrar peculiaridades da cultura paraibana, eventos festivos, a culinária e belezas naturais. A ação teve apoio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Secretaria de Turismo e Desenvolvimento (Setde) e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB).
De acordo com a produtora do Câmera Record, Mariana Gomes, em Cabaceiras a equipe registrou os preparativos para a realização da Festa do Bode Rei. O repórter Jésus Mosquéra conversou com os idealizadores e realizadores do evento, além de acompanhar as gincanas e provas relativas durante as festividades. A equipe também conheceu o Lajedo do Pai Mateus, que fica localizado naquela cidade.
Em Salgadinho, segundo a produtora Mariana Gomes, os jornalistas buscaram desvendar os segredos da extração de pedras preciosas, a exemplo de turmalinas.
Na cidade de Rio Tinto, no litoral, foram registradas imagens do Projeto Peixe-boi Marinho. Durante todo um dia, a equipe permaneceu na Barra do Mamanguape acompanhada por técnicos da prefeitura local e do Ibama.
“As matérias só não serão veiculadas, caso aconteça algum fato jornalístico, um imprevisto. Mas estamos satisfeitos com o material que foi produzido pela equipe na Paraíba, já que iremos produzir reportagens sobre o Conde, João Pessoa e Campina Grande”, explicou a produtora da TV Record, Mariana Gomes.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

segunda-feira, 4 de julho de 2011

INAUGURAÇÃO...ILHA DA FARRA NA PRAIA DO JACARÉ


INAUGURAÇÃO...ILHA DA FARRANA PRAIA DO JACARÉ
SEXTA 08 JULHO:


E NO SÁBADO A FESTA CONTINUA...

Placa do Hospital de Trauma de CG terá nome de três governadores



Trauma de CG
A placa de inauguração do Hospital de Trauma de Campina Grande terá o nome de três governadores da Paraíba. Além do atual Ricardo Coutinho (PSB), os nomes dos ex-governadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e de José Targino Maranhão (PMDB) também estão na placa. O Hospital será entregue nesta terça-feira (5). Cássio foi o responsável pelo projeto e início do hospital e Maranhão pela continuidade da obra.
Além disso, em um gesto inusitado e jamais visto na história política do Estado, o governador Ricardo Coutinho também convidou os dois últimos Chefes do Executivo paraibano para a abertura do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.
A construção do hospital é uma obra que foi pensada e iniciada no governo de Cássio Cunha Lima. Maranhão, em seu terceiro mandato, deu continuidade ao projeto e Ricardo Coutinho finalizou a obra comprando equipamentos e contratando pessoal para atuar nos quadros da unidade de saúde.
Construído na extensão da Floriano Peixoto, nas Malvinas, tido como referência no Estado e o segundo maior do Norte-Nordeste, o local terá capacidade de atender a 1,9 milhão de paraibanos (52% da população do Estado), incluindo Agreste, Borborema, Cariri e Sertão, totalizando 173 municípios. Na obra, foram investidos R$ 100 milhões, sendo R$ 44,3 milhões na construção e R$ 55 milhões em equipamentos.
O Hospital dispõe de 242 leitos, sendo 30 de UTI (adulto, pediátrica e de queimados), com área construída de 22 mil metros quadrados. O estacionamento tem capacidade para 516 vagas. Há ainda heliponto, clínica médica, clínica cirúrgica, clínica ortopédica e traumatológica, clínica pediátrica e traumatológica, além de clínicas especializadas em oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia e buco-maxilofacial, centro cirúrgico com seis salas, sala para pequenas intervenções cirúrgicas de emergência, centro de diagnóstico, laboratórios de hematologia, bioquímica, microbiologia, líquor e parasitologia/análise.


Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

domingo, 3 de julho de 2011

Não fique de fora!!!


SÁBADO 09 BOSQUE :

Cássio destaca mudança no perfil da UEPB e homenageia presidente Itamar Franco



cassio
Durante a colação de grau das turmas da UEPB ocorrida nesta em sábado em Campina Grande o senador eleito Cássio Cunha Lima, Paraninfo Geral das turmas concluintes, foi surpreendido com uma calorosa recepção das pessoas que estiveram na casa de shows Spazzio, no bairro do Catolé.
O Conselho Universitário da UEPB ao decidir homenagear o ex-governador elegendo-o paraninfo destacou a ação decisiva dele na aprovação da Lei de Autonomia “feito histórico que permitiu transformar a face da universidade”.
O Consuni também registrou o compromisso com a UEPB no que diz respeito a expansão dos seus campi pelo estado resultando no fortalecimento do ensino superior  o que contribui para o desenvolvimento educacional no Estado. Durante a gestão de Cássio, a UEPB foi instalada em João Pessoa, Patos, Catolé do Rocha e Monteiro.
Na sua fala, Cássio Cunha Lima destacou que a Autonomia da UEPB é fruto de décadas de lutas que sempre visou transformar a realidade da entidade “e isso de fato ocorreu, pois hoje já temos a melhor universidade estadual do Norte Nordeste do país e iremos avançar ainda mais na qualidade da UEPB para que ela seja instrumento de apoio ao desenvolvimento do Estado, com a formação contínua de profissionais e na elaboração de pesquisas que contribua cada vez mais com a melhoria da qualidade de vida do povo paraibano”, declarou.
Cássio ainda conclamou os alunos concluintes que ao alcançarem o sucesso profissional retornem à UEPB para contribuir ainda mais com o seu crescimento e lembrou que em solenidades anteriores, as falas da comunidade universitária sempre eram de cobrança por melhores condições de ensino e que “hoje vemos que o agradecimento à instituição é a marca de todos os discursos”.
Ao final da sua fala, Cássio Cunha Lima lembrou que neste sábado o Brasil perdeu um  “grande brasileiro” que foi o presidente Itamar Franco. “tive a oportunidade de ser auxiliar do presidente Itamar quando ele me nomeou para a Sudene e posso testemunhar o elevado grau de espírito público que ele possuía e os exemplos que ele deixa para as futuras gerações”.  A solenidade foi encerrada com um minuto de silencio em homenagem ao ex-presidente, falecido neste sábado, em São Paulo.



Editorial/ Blog
Via: Portal Correio

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Banco do Bradesco em Mulungu-PB é Detonado


Ás 3:20 da Madrugada, na noite de Quinta para Sexta.
O Banco do Bradesco da cidade de Mulungu- pb é Detonado por grande Porte de Dinamites.
Os Elementos Levaram Uma Grande quantia em Dinheiro.
Ninguem até agora foi preso.
A Polícia ainda conseguiu recuperar mais de 41 Mil reais que ficaram espalhados pelo chão da agência.
Agora a Polícia Civil e o setor de inteligência da PM trabalham para tentar chegar aos verdadeiros culpados pelo segundo assalto a agência do Banco do Bradesco de Mulungu.






























Editorial/ Blog